"O seu negócio alimentar deve estar na cloud? 4 razões para considerar uma mudança"

O seu negócio alimentar deve estar na cloud? 4 razões para considerar uma mudança

A cloud é uma boa alternativa para negócios no setor alimentar? Um estudo da Microsoft revelou que, apesar do aumento da produtividade nas aplicações da cloud, como o Office 365, outras aplicações, como soluções de ERP, ainda se encontram on premises (sediadas nas instalações da empresa). Ainda parece haver muita confusão sobre a definição de “cloud”, e como opera em conjunto com os potenciais benefícios da sua implementação. As empresas alimentares ainda mantêm o seu software de ERP on-premise devido à tendência de “fazer o que se sabe” (status quo bias), apesar de ser dispendioso e difícil de manter.

Alguns ainda ponderam o tempo e dinheiro investidos e tendem a manter a decisão on-premise devido ao anterior compromisso e ao receio de custos irrecuperáveis. E, várias empresas ainda têm preocupações (desnecessárias) sobre segurança. Aqui, iremos esclarecer algumas suposições e elucidar sobre o porquê da sua empresa alimentar dever considerar mudar para a cloud.

Como funciona a cloud?

Tradicionalmente, as empresas executam os programas a partir do download de software num computador ou sistema de servidor sediado em instalações próprias. Com a cloud, as empresas podem aceder e armazenar software, aplicações e databases online na cloud. Em vez de comprar o seu próprio equipamento de IT, podem alugar capacidade online de um fornecedor de serviços cloud.

1. Comece a usar a cloud: aumente o seu lucro

Em comparação com a abordagem tradicional on-premise, um modelo de assinatura baseado na cloud elimina a necessidade de um substancial investimento inicial de capital. Isso significa que a sua empresa pode assumir projetos importantes sem exigir muitas despesas diretas para começar. Os pagamentos para instalação, configuração, gestão e atualização de software e servidores podem ser reduzidos em grande escala. Além disso, a sua empresa não enfrentará limites ao crescimento, pois a cloud permite de forma flexível, crescer e escalar sem problemas. Os servidores podem ser atualizados para se lidar com o aumento da carga de trabalho, sem a necessidade de investimento contínuo em hardware físico. Por fim, a pesquisa identificou um crescimento de 25% na receita e mais do dobro do lucro das PME´s (pequenas e médias empresas) que adotaram a cloud. Tem sido um caminho comprovado para um crescimento mais rápido, o que por si só deve ser motivo suficiente para avançar.

2. Torne-se mais flexível ao usar a cloud

Através do uso de software em cloud, as empresas podem operar sem estarem vinculadas a um local específico. Esta capacidade de poder trabalhar onde quer que esteja, a partir do telemóvel, tablet ou laptop, permite uma ação flexível e muitas vezes mais ágil às necessidades de informação e negócios que estão em constante mudança. Em última análise, resultará em clientes mais satisfeitos. O ERP da Microsoft, Dynamics 365 Business Central pode ser alojado na cloud Azure da Microsoft.

3. A cloud garante segurança acrescida

As ameaças cibernéticas são um perigo contínuo, embora muitas vezes as empresas não tenham a quantidade adequada de pessoas, dinheiro ou tempo disponível para lidar continuamente com (futuros) problemas de segurança. No entanto, um estudo da ComScore relatou que 94% das empresas que fizeram a transição de on-premise para a cloud observaram benefícios de segurança que não estavam disponíveis antes. Da mesma forma, que a perda física de itens como laptops e dados armazenados já não são um problema quando todos os dados são armazenados e assegurados em backed-up na cloud. A Microsoft usa o mais alto nível de normas de segurança para todos os servidores em cloud Microsoft Azure e continua a evoluir para ficar à frente das novas tendências e desafios de segurança.

4. Maior retorno do investimento

A implementação do software de gestão em cloud oferece um retorno maior do investimento em comparação com projetos clássicos de software on-premise, especialmente para projetos de ERP ou CRM em cloud. A pesquisa analisou o ROI do Microsoft Dynamics 365, a plataforma ERP baseada em cloud, e observou que as empresas que usam o D365 têm um retorno de $16,97 por cada dollar gasto, o que é notavelmente superior à média das aplicações de ERP/CRM na cloud.

Interessado? Fale com a myPartner

Curioso para saber mais sobre a cloud? A myPartner é parceiro Microsoft, implementador de soluções de software empresarial especialista em soluções de ERP e CRM para o setor alimentar. Partilhe connosco os seus desafios particulares e deixe que lhe apresentemos os nossos trunfos. Confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.

Fonte: Foodware365/Aptean