"Dynamics 365 for Field Service: equipas sempre prontas a atuar"

Dynamics 365 for Field Service: equipas sempre prontas a atuar

Uma solução especificamente desenhada para Field Service dá suporte a todas as necessidades da área de operações e capacita os profissionais no terreno, promovendo a colaboração e respondendo a cenários técnicos mais exigentes. Permite criar as condições para intervenções mais rápidas e eficientes, além de melhorar a motivação das equipas ao terem acesso a uma plataforma avançada que facilita e otimiza o seu trabalho diário. Com tudo isto os resultados aparecem: clientes mais satisfeitos e fiéis, empresas mais felizes e rentáveis. Otimizar os recursos existentes (financeiros, materiais e humanos) com as potencialidades das mais recentes tecnologias de Field Service é possível e, acima de tudo, altamente desejável, garantindo um conjunto de mais-valias.

Vantagens da tecnologia de Field Service

  • Otimização do Agendamento: sugestão automática do técnico com as competências certas e a melhor localização para aumentar a taxa de resolução à primeira intervenção e atribuir mais compromissos por dia. 
  • Gestão Intuitiva: atribuição dos recursos através de um quadro interativo com funcionalidades do tipo “arrastar e largar”.
  • Otimização dos Materiais: sincronização e monitorização do inventário, de forma pormenorizada (até ao nível do camião), com visibilidade em tempo real. Mas as vantagens não se ficam por aqui. A eficácia dos técnicos pode ser assegurada de diversas formas. Desde logo por via da pontualidade ao nível dos compromissos assumidos. Neste campo, um profissional que chegue sempre a horas, porque dispõe de informações sobre a melhor rota e de todos os dados relativos às ordens de intervenção, atualizados em tempo útil em qualquer dispositivo móvel, é claramente mais eficiente, pró-ativo e rentável.


A partilha de informações dos clientes e a eficiência no local da intervenção são dois outros benefícios da tecnologia Microsoft Dynamics 365 for Field Service. No caso da primeira, trata-se de contar com uma visão a 360 graus das preferências e do histórico do cliente, integrando instruções passo a passo personalizadas que permitem monitorizar e concluir a tarefa em causa com maior e melhor fiabilidade. Já o aperfeiçoamento dos processos no terreno, através de acesso móvel a informações existentes no back-office, vai permitir às equipas de serviço a captura e atualização de todos os detalhes relativos às ordens de intervenção.

Maior produtividade

Com o recurso a este tipo de tecnologias avançadas, as empresas atingem um novo nível de produtividade ao terem ao dispor equipamentos como auscultadores de realidade mista e óculos inteligentes que oferecem aos técnicos no local a possibilidade de partilhar o que estão a ver com especialistas remotos, enquanto se mantêm focados na tarefa em modo “mãos livres”, podendo avançar no trabalho à medida que vão seguindo as indicações relativas aos procedimentos (conteúdos digitais sobrepostos ao ambiente físico).

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