"As 5 mais valias que o Copilot acrescenta nas apps de Sales, Service e Marketing do Dynamics 365"

As 5 mais valias que o Copilot acrescenta nas apps de Sales, Service e Marketing do Dynamics 365

A inteligência artificial – IA – está na moda! Mas é uma moda que veio para ficar. Cada vez mais é usada no nosso dia a dia quer direta ou indiretamente. Seja no ChatGPT ou embebida numa qualquer aplicação, a verdade é que está lá.

Embora em determinados contextos possa ser encarado como uma ameaça, e de todas as notícias verdadeiras e “fake” de que a IA foi usada para isto ou aquilo, utilizada nos contextos e com os príncipios corretos, a verdade é que ajuda muito.

A Microsoft tendo sido pioneira no desenvolvimento desta tecnologia, já a lançou num conjunto de produtos do seu portfolio, desde o Windows, ao desenvolvimento de software até à segurança informática. A Microsoft adotou o termo Copilot, pretendendo passar a mensagem do ser um “ajudante” em que a decisão final será sempre humana.

Nas aplicações de negócio do ecosistema da Microsoft o Copilot está presente num universo variado de apps, e na vertente do Customer Engagement do Dynamics 365 foi lançada na app de Sales, na app de Customer Service e na app de Marketing, que são 3 das aplicações mais proeminentes desta área.

Sendo que o Copilot em cada uma destas apps apresenta um conjunto de funcionalidades importantes optamos por salientar as que, à data, consideramos mais relevantes para cada área de negócio.

Copilot na app de Sales

Na app de Sales, as 2 funcionalidades que consideramos mais relevantes que o Copilot disponibiliza são a capacidade de interpretar e resumir um registo, como uma lead ou uma oportunidade, como por exemplo uma oportunidade que está a ser negociada durante um longo período de tempo, com inúmeras interações de várias equipas e com o potencial cliente, em que existem pereceres técnicos, análise de viabilidade, estudo de soluções, entre outras mensagens, o Copilot auxilia na capacidade de síntese e de apresentar o estado atual, sem que cada interveniente tenha que reler e reinterpretar todo o histórico dos emails.

Figura 1- Copilot para Sales embebido no Microsoft Outlook

A capacidade de estruturar emails com base em informação residente no Dynamics 365, ajustando o “tom” da comunicação, do informal ao formal e aprendendo e ajustando ao longo do tempo a forma como cada um o faz. 

Figura 2 – Sugestão de email resposta com Copilot

Figura 3 – Configurações para Sales Copilot

Copilot na app de Customer Service

Na app de Customer Service, as 2 funcionalidades que consideramos mais relevantes que o Copilot disponibiliza são a “Ask a Question”, permitindo que na avaliação de uma qualquer situação que um utilizador esteja a tratar, possa efetuar uma pergunta em linguagem natural permitindo que o Copilot disponibilize as respostas com base nas bases de dados de conhecimento previamente configuradas (internas – gestão documental ou repositórios de informação,  e externas – sites), sem que o utilizador tenha de procurar essa informação por si só. 

Figura 4 – Ask a question – Copilot

Num cenário real, em que um utilizador de um departamento de qualidade está a analisar uma situação de não conformidade, e nessa sua avaliação terá que consultar vários documentos técnicos do produto, bem como revisitar muitas outras situações de não conformidade para perceber como foram avaliadas e um conjunto de outra informação que consta no arquivo de documentos ou até o site da autoridade que emite a regulamentação para o produto, o poder que o Copilot poderá acrescentar ao receber uma simples pergunta, analisar em instantes todas as fontes de dados, efetuar a interpretação e apresentar uma resposta condensado sobre o tema, é fácil de ser compreendido não só a nível de tempo mas também da capacidade de interligar e analisar todas as fontes de dados.

A outra funcionalidade é o “Summary” que aparece em 2 contextos: no resumo de uma chamada telefónica ou interação via digital messaging – Conversation Summary, em que no final da interação efetua o resumo da interação e permite criar automaticamente o ticket já com esse resumo, sem que o utilizador tenha de reintroduzir a descrição do que foi abordado na conversa.

Figura 5 – Conversation summary numa comunicação de voz ou mensagem digital

E sempre que se consulta um ticket – Case Summary, em que a aplicação apresenta um sumário à data de todas as interações e anotações do ticket para que o utilizar tenha um imediato ponto de situação, sem ter de revisitar os emails ou qualquer outra informação.  

Figura 6- Case Summary- Copilot

Copilot na app de Marketing (Customer Insights)

Na app de Marketing, recentemente rebatizada como Customer Insights, a funcionalidade mais interessante à data que o Copilot veio acrescentar é a possibilidade de criar as Customer Journeys utilizando linguagem natural e esperar que o Copilot responda com as configurações necessárias para responder ao nosso pedido, sem que o utilizador tenha de as realizar de raiz. Ainda que, à data, esta funcionalidade só esteja disponível nos Estados Unidos e em inglês, aguardamos que a mesma seja lançada de forma global para auxiliar de forma exponencial os profissionais de marketing.

Figura 7 – Criação de Customer Journeys com Copilot

Figura 8 – Customer Journey gerada via Copilot

Fontes:

https://learn.microsoft.com/en-us/dynamics365/sales/copilot-overview

https://learn.microsoft.com/en-us/dynamics365/customer-service/use-copilot-features