"Marketing e IT precisam um do outro"

Marketing e IT precisam um do outro

A tecnologia e o comportamento do consumo mudaram, originando a mudança dos papéis e das responsabilidades dentro de uma empresa. IT e marketing são dois bons exemplos desta transformação.

Se o benefício do trabalho conjunto entre as vendas e o marketing é agora largamente consensual, a proliferação do software na Cloud trouxe novas oportunidades na otimização do trabalho colaborativo entre o Marketing e o IT. Muitas empresas direcionam os seus esforços na otimização do software já que não precisam de gerir infraestruturas. Libertam por isso recursos valiosos. A tecnologia do marketing continua a evoluir sendo o digital e o inbound marketing conceitos prioritários no futuro das organizações. O marketing precisa de dados e procura adotar cada vez mais tecnologia e o IT necessita de manter a supervisão sobre a tecnologia adotada pela empresa.

Benefícios do trabalho conjunto Marketing e IT

Melhorar a experiência do consumidor
Se no passado o IT focou-se mais na estrutura interna, ao colaborar com o marketing o foco passa para o público externo. A atenção do IT torna-se mais equilibrada entre os sistemas de back-office e front-office. É valorizada a experiência do consumidor e as equipas do IT procuram informação sobre as necessidades de clientes.

Melhorar a gestão de dados
Com a explosão de dados disponíveis, não é realista esperar que uma função empresarial dirija tudo de forma eficiente e eficaz. Em vez disso, IT e marketing devem trabalhar em conjunto de modo a garantir que os processos e tecnologias adequadas estão aptos para o uso de dados com sucesso. Com um longo historial a lidar com dados, o IT pode associar-se ao Marketing e produzir uma melhor gestão da informação, e o Marketing traz consigo o conhecimento sobre o que é mais relevante na análise. Além disso, as duas equipas podem trabalhar em conjunto para assegurar a total conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR).

Aperfeiçoar a Cultura Empresarial
Separadamente, Marketing e IT têm um potencial significativo no impacto cultural, com o Marketing a dirigir a marca e o IT a gerir a tecnologia. Juntá-los é uma força para a mudança cultural porque promovem uma melhor comunicação e colaboração.

Selecionar e implementar a melhor tecnologia
Quando uma equipa de Marketing analisa a implementação de uma nova tecnologia têm uma longa lista de critérios a considerar incluindo o problema ou a necessidade adjacente, a facilidade de uso, como irá melhorar as suas iniciativas de marketing e muito mais. Os critérios de avaliação do IT são muito diferentes, tais como fatores de integração, segurança dos dados e confiança como motivos de preocupação. Juntar estas duas listas de critérios garante à empresa a escolha e implementação mais acertada de tecnologia – não apenas funcionalidade, mas técnica também. Para maior benefício, o IT deve ser incluído no processo de avaliação o mais cedo possível, de modo a examinar potenciais fornecedores em conjunto com o Marketing.

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