Uma preocupação essencial nas empresas é a de aportar valor aos seus clientes através dos produtos e serviços que lhe são disponibilizados. Para o crescimento contínuo e a manutenção desse valor acrescentado, a qualidade e disponibilidade deve ser mantida e se possível excedida. Mas o balanceamento de vários desafios em simultâneo como: a eficiência dos processos, o controlo de custos e capacidade de prosseguir com investimentos, tornam este objetivo de uma importância e dificuldade cada vez maior.
Vamos focar a nossa atenção numa das variáveis: redução de stock. No atual contexto, temos então a preocupação de manter um equilíbrio entre a procura e a oferta de forma eficiente e com confiança, evitando excesso de stocks que implicam acréscimo de custos, bem como evitando roturas que afetem a entrega de valor ao cliente.
Reaprovisionamento automático em ERP
Na nova geração de softwares de gestão (ERP), a gestão de reaprovisionamento foi pensada para apoiar as empresas na automatização e otimização do processo de procura de matérias-primas, subsidiárias e mercadorias. O objetivo primordial é a capacidade de manter a resposta ao cliente, aproveitando o custo de oportunidade resultante deste processo tornando-o eficiente e com a redução de custos possível conservando níveis ótimos de inventário.
As ferramentas disponibilizadas pelo ERP Dynamics 365 Business Central, permitem colocar em prática todo este controlo de uma forma natural e diária. Estes instrumentos têm por base vários critérios e informações obtidas no sistema, nomeadamente:
– Tipo de reaprovisionamento dos materiais: por compra, transferência ou produção própria
– Tempos definidos para reaprovisionamento: Lead Times, manuseamento interno, tempos de expedição,…
– Parâmetros específicos por Produto e Produto/Armazém: quantidades ótimas de encomenda, pontos de encomenda, stocks de segurança,…
– Calendários específicos do negócio: armazéns, agentes de transporte, clientes ou fornecedores
Desta forma, o ERP Microsoft Dynamics 365 Business Central suporta a necessidade das empresas na redução de stocks e na agilidade nos processos de reaprovisionamento através de:
– Sugestão e criação automática de ordens de produção, transferências de armazém e ordens de compra
– Gestão e ajuste de políticas de reaprovisionamento
– Nivelamento de inventários para as necessidades temporais definidas
– Consulta e ajuste manual de posição de inventário, disponibilidade e necessidades
– Controlo do fluxo de informação entre as várias áreas da empresa
Reaprovisionamento automático e eficaz gestão de stocks
Através de um sistema de gestão integrado, e com o recurso a uma gestão de cadeia de abastecimento automatizada e eficiente, as empresas conseguem obter retorno rápido do seu investimento, bem como identificar o impacto positivo e imediato nos resultados financeiros e no desempenho quer operacional, quer comercial da empresa.
Se a gestão eficaz de stocks é vital para o seu negócio, pergunte-nos como pode a sua empresa responder a estes desafios, num ambiente de crescente competitividade, automatização e globalização das economias e das empresas. Fale connosco.