Controlo da cadeia de fornecimento com Dynamics 365 BC for food


Um controlo insuficiente de fluxos internos e externos de mercadorias tem uma consequência inevitável: perder dinheiro com logística ineficiente. A tecnologia revela-se o ingrediente principal para uma receita de sucesso.

Como gestor numa empresa alimentar, compreende a importância de controlar a cadeia de fornecimento. Transparência e insights sobre o que acontece desde a origem até ao consumo. Um melhor controlo sobre o produto leva a um maior controlo de qualidade e segurança. Logística interna e externa, monitorizar os fluxos de mercadorias e realizar ajustes fazem parte do dia-a-dia. E é por isso que é necessária uma plataforma para suportar e registar todos esses processos, da compra de matérias-primas até ao transporte do produto final.

Gestão de Inventário (e rastreio)
Um aspeto muito relevante na operação das empresas alimentares é garantir que a gestão de inventário e armazém está em boas mãos. O armazém contém volumes significativos e vários tipos de transportadores. Obviamente, é preciso ter informações precisas sobre eles, sobre os artigos e números de lote associados e sobre a localização exata a qualquer momento. Para gerir o registo corretamente e rastrear todas as transações logísticas, o Microsoft Dynamics365 Business Central for Food oferece uma administração de paletes totalmente integrada para que o controlo de stocks esteja sempre em boa forma. No caso de recolhas, pode rastrear com muito mais detalhes.

Embalagem e rotulagem (SSCC)
O uso de SSCC (Serial Shipping Container Code) aplica-se transversalmente às empresas alimentares. O código permite a identificação única de unidades logísticas de transporte e/ou armazenamento – como uma caixa ou palete, por exemplo -. As informações estão conectadas a esse código exclusivo sobre mercadorias e embalagens. Com a ajuda dos rótulos SSCC, a troca de informações entre clientes e fornecedores ocorre de maneira muito mais eficiente. Além disso, as etiquetas SSCC oferecem uma opção de rastreamento no caso de recall do produto. O software também fornece informações sobre o valor e o stock de todas as embalagens.

Scanning
Para poder trabalhar com eficiência no seu armazém, pode usar tablets, smartphones ou scanners vinculados por radiofrequência ao Microsoft Dynamics 365 Business Central for Food. As etiquetas são alocadas para transportadoras de carga e o seu número de artigo, número de lote e data de validade são digitalizados. Isto resulta em menos erros porque tudo é processado em tempo real.

Gestão de Transportes
O transporte de mercadorias não acontece do acaso. Exige um bom planeamento, acordos inteligentes e claros para as partes envolvidas e fornecimento de informações às empresas de transporte. Além disso, também pode representar um custo considerável. Portanto, é de interesse comum, o melhor uso possível da capacidade de transporte própria ou externa. Informações sobre a gestão de transportes e todo o processo de planeamento podem ser facilmente gerados no módulo de Gestão de Transportes.

Interempresas
O Microsoft Dynamics 365 Business Central for Food disponibiliza uma gestão total da cadeia de fornecimento em todos os seus locais. Tem sempre artigos suficientes à disposição, porque pode escolher entre enviar material fisicamente entre vários locais e fazer pedidos num local enquanto a distribuição decorre noutro.

Balanças
Para permitir uma pesagem mais rápida e precisa dos artigos no registar do seu consumo, pode usar a integração de balanças neste módulo, que determina os ajustes do inventário em tempo real e automaticamente. Gestão manual é coisa do passado.

Moedas e idiomas
A legislação e os regulamentos diferem de país para país e, geralmente, entram em jogo outras moedas, idiomas ou fusos horários. Todos esses aspetos devem ser incorporados na plataforma.

Para garantir que a sua organização usufrui da melhor forma do poder da tecnologia para ganhar vantagens competitivas e preparar-se hoje para os desafios de amanhã, partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how no setor alimentar. Agende uma conversa e/ou uma demonstração através do email mymarketing@mypartner.pt.