Exemplo Power App

"Power Apps: exemplos de aplicações"

Power Apps: exemplos de aplicações

Neste artigo vamos mostrar alguns exemplo de aplicações construídas em Power Apps. Antes de avançarmos para os exemplos importa explicar o que é uma Power App.

Power Apps: O que é

A Microsoft desenvolveu Power Apps que são na prática, ferramentas low code e no code, que permitem o rápido suporte de processos empresariais, sem que sejam necessários grandes investimentos. Power Apps e Power Automate são duas ferramentas Power Platform que, associadas a todas as potencialidades do universo Microsoft Azure AI abrem portas a novas possibilidades.

A solução Power Apps permite criar aplicações empresariais personalizadas que respondem a necessidades específicas. Prevê a utilização de centenas de fontes de dados: Excel, SharePoint, SQL Server, Dynamics 365, Dropbox, Onedrive entre outros. Inclui integração nativa com Microsoft 365, Dynamics 365 e Microsoft Azure e assegura soluções de integração para instalações on-premise através do Data-Gateway.

Exemplos de Power Apps:

Exemplo da App Registo de Intervenções 

Vejamos um exemplo prático de uma Power App, a App para Registo de Intervenções . A App para Registo de Intervenções foi criada pela myPartner e pretende apoiar as ações efetuadas por equipas internas, em instalações externas à empresa.

A app está disponível totalmente online, acessível em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo. Com esta Power App, é possível:

  • Consultar o histórico de intervenções, com filtros como “nome do cliente”, “técnico” ou “número da intervenção” para facilitar a pesquisa.
  • Registar novos pedidos de intervenção, com todos os detalhes do projeto, não só dados do cliente mas também de horas consumidas nos vários períodos e o resumo das ações executadas;
  • Recolher a aprovação e assinatura do cliente, para efeitos de fecho da intervenção;
  • Registar a intervenção e enviar por email ao cliente o relatório de intervenção;
  • Imprimir o relatório de intervenção. Se tiver acesso a uma impressora wireless, consegue fazê-lo na hora.

Assista ao vídeo explicativo App Registo de Intervenções:

Esta Power App, Registo de Intervenções, inclui a ferramenta Power Automate para endereçar os automatismos e workflows dos processos.

Exemplo da App Time Management

A App Time Management procurar dar resposta à gestão de tempo. A myPartner desenvolveu uma App com tecnologia Power apps da Microsoft, para gerir o processo de registo e aprovação de tempos de uma empresa.

Timesheet App é uma app totalmente online, acessível a partir de qualquer dispositivo móvel. De um lado, os colaboradores, podem:

  • Em intervalos de meias horas, registar o tempo usado em projetos e ações de natureza variada, como por exemplo formação, ações comerciais, e as respetivas datas;
  • Submeter as horas, também em intervalos de meias horas, do trabalho de campo que executou num determinado projeto, para um período definido;
  • Submeter para aprovação os registos de um determinado período, considerando o número máximo de horas semanais, para que os mesmos possam ser imputados a um ou vários projetos;
  • Corrigir e completar submissões anteriores.

Após a submissão, cabe ao responsável aprovar ou rejeitar este relatório de horas. Para tomar a decisão, o utilizador pode consultar os seguintes detalhes:

  • Visualizar os registos efetuados pela equipa, de forma consolidada e com a indicação dos dias totais registados e dias totais máximos. A possibilidade de aplicar filtros por colaborador e por projeto também está disponível, bem como a visualização isolada de trabalho de campo versus trabalho normal;
  • Efetuar ou rejeitar, de forma individual ou conjunta, os registos de tempos apresentados.

Assista ao vídeo explicativo App Time Management:

Podemos ajudar?

Explore todas as capacidades do Microsoft Power Apps com a ajuda da myPartner, parceiro Microsoft certificado. Partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.