"Power Apps: – A simplicidade da digitalização de processos de negócio."

Power Apps: – A simplicidade da digitalização de processos de negócio.

O que são Power Apps?

De forma a continuar a dar suporte às empresas no que toca a oferta de soluções práticas e de rápida implementação a Microsoft continua a apostar constantemente naquela que é a sua plataforma de low code, a Power Platform. Sendo uma das ferramentas que compõem a paleta de ofertas desta plataforma, o Power Apps é aquela que se versa na criação de aplicações que permitem estender os negócios das empresas.

É ainda muito frequente que uma boa parte dos processos internos das empresas sejam realizados através de métodos demorados e antiquados, sendo que muitas das vezes o passo necessário para a sua transformação digital é a visualização de processos semelhantes realizados através de aplicações. Tendo isto em conta, a Microsoft disponibilizou no Power Apps um grande conjunto de templates de aplicações pré-feitas que exploram variados tipos de processos tipicamente aplicados nos diferentes negócios, como por exemplo aplicações de registo de despesas, registo de ausências, help desk, gestão de propriedades, gestão de inventário, entre outras. Estes templates apresentam na sua génese os processos básicos já montados, sendo que para construir aplicações tirando partido dos mesmos deverão posteriormente ser criadas/associadas as respetivas bases de dados e também concluir todo o desenvolvimento da aplicação à medida daquilo que é a necessidade específica de cada empresa.

Exemplos

1.Pedidos de Ausência

Olhando mais detalhadamente para alguns dos templates existentes, temos por exemplo a aplicação de “Pedidos de Ausência”, que para além de permitir aos colaboradores requisitar dias de férias permite também solicitar a ausência por outros assuntos como saúde, justiça, etc, e também validar todos os pedidos realizados e o respetivo estado dos mesmos. A aplicação dispõe também de uma área de manager onde os aprovadores podem verificar estes pedidos e efetuar a respetiva aprovação.

2. Registo de Despesas

Um outro exemplo explorado pela Microsoft que também representa um processo que é muito comum às diferentes empresas é o template de “Registo de Despesas”, que permite aos colaboradores registar novos conjuntos de despesas organizados por intervalo de datas e dentro destes registar as diferentes linhas categorizadas por tipo e onde podem colocar o respetivo valor despendido. A aplicação permite ainda verificar o estado de todos os pedidos efetuados bem como confirmar o valor total dos pedidos efetuados.

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