myPartner - Blog - As 5 Boas Razões para Considerar a Opção Cloud da Microsoft myPartner

As 5 Boas Razões para Considerar a Opção Cloud da Microsoft


Se está a ponderar a decisão importante de modernizar a sua solução de ERP e eventualmente migrar para a Cloud, saiba que se for cliente Microsoft Dynamics, então já está pronto para a Cloud. Contudo, sabemos o quão difícil é a tomada de decisão por uma solução de gestão e o quanto tem de ser ponderada.

A myPartner é um parceiro especializado em soluções Dynamics da Microsoft e pode ajudá-lo a traçar o melhor caminho para a sua empresa, agilizando o processo e minimizando os riscos.

Fazemos uma avaliação da migração e sem compromisso, ajudando-o a tomar uma decisão mais informada. Fazemos recomendações, validamos o âmbito, prazos e investimento e, a si, cabe-lhe tomar a decisão do caminho e o melhor momento para a sua organização.

Uma das primeiras reflexões que deve fazer é interna. Quantos anos tem o seu ERP? E o seu negócio ainda funciona pelos requisitos que traçou há 5 ou 10 anos atrás? Provavelmente não.

A par da evolução tecnológica, as necessidades da sua empresa também terão mudado ao longo dos anos e mesmo os requisitos que o levaram a escolher o ERP nessa altura, também terão sofrido mudanças significativas. Provavelmente ao longo do tempo acabou por ajustar os seus processos a um software desatualizado, quando o ERP deveria ser o impulsionador da melhoria constante dos processos e acompanhar a evolução natural da sua organização.

O importante agora, quando escolher um ERP, é perceber de que forma é escalável e flexível, para acompanhar o crescimento da sua organização e a dinâmica de um mercado competitivo.

Um consultor especializado e experiente pode ajudá-lo a realizar uma análise de processos de negócio e avaliar a melhor solução ERP para a sua empresa. Perceba o que está a funcionar bem e o que necessita de ajustes. O objetivo é ter um entendimento completo de como a sua empresa opera e como o software atual suporta o negócio. É natural que durante este caminho, descubra uma série de processos que podem ser simplificados, automatizados ou mesmo eliminados.

Nunca é demais reforçar a importância de encontrar um parceiro especializado que o acompanhe neste processo, porque todos sabemos que mudar de ERP é uma decisão importante em qualquer organização.

Outra das reflexões é perceber as metas da sua empresa no longo prazo e de que forma o ERP contribui para as alcançar. Escolher um software de gestão, é uma decisão para os próximos 5 a 10 anos, por isso deve ser uma decisão inteligente e totalmente focada nos seus objetivos empresariais.

Considere a opção Cloud
A Microsoft tem investido de forma contínua e significativa na Cloud. Uma solução baseada em Cloud, também conhecida por SaaS (Software as a Service) apresenta várias vantagens face ao modelo tradicional local de cliente-servidor, usado ainda por muitas soluções de ERP.
Algumas dessas vantagens são:

Segurança
Diversos estudos e relatórios de especialistas da área de segurança confirmam que os serviços Cloud são mais seguros e as probabilidades de sofrerem ataques são residuais. E os níveis de investimento dos provedores de serviços Cloud não estão ao alcance da maioria das empresas.

Por exemplo, o Azure da Microsoft oferece software de segurança de última geração, deteção de intrusão, servidores geograficamente distribuídos e recursos de backup que ajudam a proteger a sua empresa da ameaça de ciberataques.

Acessível 24/7 a partir de qualquer lugar e em qualquer dispositivo
Através de um navegador e de um acesso à internet, aceda a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e através de qualquer dispositivo à informação que necessita. A maioria das aplicações em Cloud são responsivas, o que significa que independentemente do dispositivo que utiliza para aceder, a exibição da informação é reconfigurada para uma ótima experiência do utilizador.

Custos de TI mais baixos
Escolher um ERP SaaS para a sua organização, significa eliminar as preocupações com a gestão de servidores para alojar o seu ERP, permitindo libertar os recursos para outras tarefas de maior valor.

O provedor do serviço fica responsável pelos servidores e o custo contínuo de manutenção e atualizações. No imediato, economiza no custo inicial de aquisição do datacenter local para o alojamento da solução.

Escalabilidade
O ERP em SaaS permite ser rapidamente redimensionado de acordo com as necessidades, seja em termos de tamanho do servidor, capacidade de armazenamento, número de utilizadores e ambientes, permitindo aumentar ou diminuir as capacidades, com a grande vantagem de que só paga aquilo que necessita.

Atualizações
Com um ERP em SaaS, estará sempre com a última versão da solução e as atualizações podem acontecer automaticamente, para libertar a sua equipa de processos de atualização complexos e massivos.

As vantagens de uma solução de gestão Microsoft
São inúmeras as vantagens de optar por um sistema Microsoft, no entanto o motivo que mais poderá pesar para a decisão prende-se com os benefícios de integração com outros produtos Microsoft, como por exemplo o Microsoft 365 (Outlook, Word, Excel, …), Teams e SharePoint. Estas ferramentas são familiares aos utilizadores e facilitam a adoção da solução, reduzindo os tempos de formação do Microsoft Business Central. Complementarmente, o Azure e a Power Platform oferecem a flexibilidade para responder a qualquer desafio do negócio.

“É este duplo desafio de como podemos ajudar a criar todos esses aplicativos e, em seguida, reunir todos os dados, que nos inspiram a construir Power Platform e Dynamics 365 como a Cloud de negócios conectada do mundo. “
Nadya Satella
CEO Microsoft

Considere a opção Microsoft Dynamics 365 Business Central
Existem vários ERPs modernos no mercado em Cloud e cada um destes produtos apresenta as suas vantagens e desvantagens. Hoje, apresentamos as vantagens sem paralelo de optar pela solução da Microsoft, Dynamics 365 Business Central, com o melhor custo-benefício do mercado.

No fim da implementação, a sua empresa irá usufruir de todos os benefícios do Business Central:
- Integração com todos os aplicativos da Microsoft que sua equipa usa, como o Microsoft 365
- Flexível e fácil de personalizar
- Executável em local ou na Cloud
- Suporte de uma grande comunidade de ISV
- Integração fácil com aplicações de terceiros
- Qualidade de suporte
- Dahsboards out-of-the-box
- Aproveita os recursos da Power Platform


A verdade é que cada organização é um ecossistema único e não existe uma solução ERP que sirva para todos. Cada solução tem as suas vantagens e desvantagens e outras variáveis deverão ser ponderadas, qualquer que seja o ERP que escolha, como os custos de implementação, personalizações ou complementos de software de terceiros.

Comece por agendar a sua avaliação sem compromisso com os especialistas de Business Central da myPartner para determinar se Dynamics 365 Business Central é a escolha certa para o seu negócio. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.