"Empresas de produtos frescos: crescer com o melhor uso dos dados"

Empresas de produtos frescos: crescer com o melhor uso dos dados

A forma como as empresas de produtos frescos mantêm os registos das suas operações pouco mudou ao longo dos anos. A natureza prática da agricultura leva a que tenham a tendência de favorecer sistemas mais rudimentares de registo de dados – na prática, isto significa caneta e papel ou registo eletrónico básico.

Embora todas as empresas de produtos frescos precisem de manter registos consistentes, principalmente para fins de conformidade, fazê-lo pode ser uma tarefa árdua. Mas pior do que isso, as informações recolhidas, muitas vezes acabam ignoradas ou subutilizadas depois do seu propósito inicial ter sido cumprido. Isto é um desperdício de insights críticos e terá consequências diretas à potencial receita das empresas.

A manutenção de registos neste formato representa um uso ineficiente de recursos e uma oportunidade de lucro perdida; claramente, é necessário fazer-se mais para se utilizar estes dados valiosos. Aqui, exploramos como estes dados podem ser usados para agregar valor a um negócio e o papel que a tecnologia pode desempenhar no fornecimento de soluções.

Os benefícios de dados mais acessíveis
As empresas de produtos frescos tradicionalmente fazem os registos de forma rápida e prática. É pouca a atenção dada à forma como as informações são armazenadas e recuperadas no futuro. Ser capaz de obter rapidamente uma variedade de dados arquivados é importante para a análise de negócios.

Folhas de dados em papel são rápidas, baratas e convenientes – de uma perspetiva de registo de dados, elas são imbatíveis em termos de usabilidade. No entanto, quando se trata de arquivar e organizar, inserir e partilhar, os registos em papel ocupam muito espaço físico, exigem tempo para organizar e têm pouca capacidade de pesquisa.

Mesmo que os dados sejam armazenados de forma eletrónica na rede de computadores de uma empresa, os dois últimos problemas ainda existem. Isto sem mencionar a duplicação de resultados e erros resultantes da entrada manual durante a transferência entre plataformas. Com o passar do tempo, podemos ver como os métodos mais básicos de manutenção de registos levam ao acumular de mais problemas e a geram mais tempo para resolvê-los.

Então, como podemos corrigir esta situação sem tornar as tarefas do dia-a-dia mais difíceis? O equilíbrio certo entre hardware amigável e software poderoso é essencial. O hardware de entrada de dados simples – dispositivos móveis idealmente duráveis e fáceis de usar com luvas – pode reproduzir a entrada baseada em formulários simples. Estes dispositivos podem ser usados no chão de fábrica ou em veículos na quinta e armazém, ou atribuídos a funcionários.

O sistema certo para armazenar estas informações e o software certo para organizá-las podem fazer uma grande diferença na facilidade de acesso. Os dados só precisam de ser registados uma vez e podem ser apresentados automaticamente em qualquer configuração apropriada para o negócio, resultando numa única versão centralizada da verdade.

Olhar para o futuro
Pode ser fácil, para as empresas de produtos frescos, tratar a manutenção de registos como um meio para um fim, seja para fins regulamentares ou contabilísticos. Pesquisámos como o uso eficaz da tecnologia pode agilizar estes processos para economizar tempo e recursos valiosos, mas o maior benefício a ser obtido é o uso das informações para analisar e prever o desempenho.

O volume de dados recolhidos através de registos regulares é significativo o suficiente para fornecer insights poderosos. Os registos operacionais são frequentemente subutilizados e são subestimados recursos que podiam ajudar as empresas a adotar uma abordagem proativa para o crescimento. O software de apresentação de dados ou de análise de negócios pode ajudar a destacar informações pertinentes e a entender as melhorias que podem ser feitas.

Em geral, existem duas maneiras de utilizar os registos desta forma:
– Identifique e resolva problemas que se tornam aparentes através da análise
Por exemplo, ao avaliar as margens de lucro em diferentes colheitas ou linhas de produção, as empresas podem reatribuir dinheiro e recursos de modo a melhorar o retorno sobre o investimento. Em última análise, isto pode ter um grande impacto na forma como o dinheiro é gasto e como os problemas são priorizados.
– Crie previsões precisas
As empresas estabelecidas terão um arquivo significativo de dados que, com a ajuda de um software, pode ser usado para gerar previsões precisas. Por exemplo, comparar a composição do solo atual e as condições climatéricas com alturas anteriores semelhantes, pode permitir que uma empresa preveja os rendimentos e a qualidade da produção. Ou a análise de padrões sazonais de procura e fornecimento pode ajudar a prever e planear os requisitos de produção. Novamente, isto é vital para a estimativa de fluxos de receita futura e alocar, de acordo, recursos e gastos.

Conformidade
A conformidade no setor de produtos frescos está a tornar-se uma tarefa cada vez mais complexa, especialmente considerando o nível de rastreabilidade agora exigido.

As empresas de produtos frescos precisam de demonstrar mais do que nunca que controlam todos os aspetos das suas operações para cumprir com os vários regulamentos relativos à qualidade da colheita, qualidade do solo, sustentabilidade, risco de pesticidas, gestão de doenças, gestão de gado e muito mais.

Como o setor exige padrões cada vez mais elevados, as empresas precisam de garantir que estão prontas para provar que se encontram em conformidade a todos os momentos, sem permitir que o processo lhes roube tempo, recursos e lucro.

Obviamente, a manutenção regular de registos é fundamental, mas isso por si só já não é suficiente para garantir a responsabilidade. Isto refere-se em grande parte às questões que discutimos sobre o acesso à informação – só porque os dados estão lá não significa que estão prontamente disponíveis quando necessário.

Nem significa que estão na forma certa. A correta interpretação e apresentação dos registos operacionais é o que prova a conformidade, não os números brutos. É aqui que a tecnologia, particularmente os sistemas ERP, que podem extrair dados de todas as áreas de negócio em tempo real, são tão úteis.

O software integrado pode apresentar dados automaticamente na forma de relatórios projetados especificamente para vários fins regulatórios. Isto elimina a necessidade de realizar auditorias manuais quando uma inspeção ou certificação é exigida, agilizando os processos de trabalho e permitindo que a equipa tenha mais tempo para se concentrar no crescimento do negócio.

Embora manter e organizar registos operacionais sejam tarefas diárias necessárias, também representa uma oportunidade de se aproveitar o potencial inexplorado de uma empresa de produtos frescos. A combinação certa de tecnologias integradas pode ajudar a extrair valor adicional dos registos. Para realmente aproveitar as vantagens dos dados à sua disposição, é necessário uma abordagem conjunta. Isto significa quebrar silos, e reunir toda a tecnologia num interface e todas as informações num banco de dados comum.

A myPartner é fornecedor certificado em soluções de software de gestão Foodware 365 para Dynamics 365 Business Central com larga experiência na implementação de sistemas integrados Microsoft para o setor alimentar. Para garantir que a sua organização tem acesso e usufrui da melhor forma das ferramentas mais recentes, partilhe connosco os seus desafios específicos e confie na nossa metodologia de trabalho. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.

Fonte: Foodware365