Os últimos anos têm apresentado enormes desafios às empresas e 2023 não será uma exceção. As empresas terão de continuar a adotar novas formas de estar e fazer negócio para continuarem a ser relevantes no mercado após uma pandemia global, uma situação económica incerta e a guerra na Ucrânia.
Transformação digital, inflação, cadeia de abastecimento, sustentabilidade, retenção de talento e experiência do cliente são algumas das tendências que segundo os especialistas terão mais impacto em 2023 e para as quais as soluções de negócio deverão estar focadas a ajudar as empresas a estar preparadas para o futuro.
- Transformação Digital
Em 2023 continuará a assistir-se à evolução das novas tecnologias como Inteligência Artificial, IoT, realidade virtual e aumentada, Cloud e 5G, em prol de um futuro cada vez mais digitalizado, onde sistemas e processos se apoiam para executar tarefas de forma mais eficiente, muitas vezes em contextos híbridos ou remotos. A fácil adoção de soluções em Cloud e sem necessidade de código, permitem a qualquer empresa incorporar estas tecnologias com benefícios claros para o negócio, com processos mais eficientes e mais alinhados com as necessidades dos seus clientes.
- Inflação e Cadeia de Abastecimento
As perspetivas económicas para 2023 não são animadoras, com expectativa de uma inflação contínua e crescimentos tímidos.
As empresas ainda estavam a recuperar da destabilização que todos sofremos na cadeia de abastecimento durante a pandemia, e a guerra da Ucrânia acabou por também vir afetar esta situação.
Isto significa que as empresas devem ser capazes de controlar toda a sua cadeia de abastecimento para antecipar qualquer risco na flutuação de preços no mercado e limitar o risco de escassez de bens e aumento dos custos logísticos. E para isso as empresas necessitam do suporte de soluções tecnológicas. Um recente estudo da Gartner indica que nos próximos anos, as tecnologias digitais terão um grande impacto no supply chain, melhorando a operação dos armazéns e centros de distribuição.
- Sustentabilidade
O mundo está em mudança e o potencial risco de um desastre climático, tem despertado a consciência da comunidade em geral. A consciencialização de que os recursos são finitos e que os danos provocados no planeta podem não ser mais recuperados, tem reorganizado o mundo dos negócios, com principal relevo para as empresas que incorporam já nas suas estratégias, a problemática ambiental e de sustentabilidade.
Concentrar o seu negócio em práticas ecologicamente corretas terá um impacto significativamente positivo nos negócios. Portanto, o próximo ano será vital para colocar o seu negócio na vanguarda, tornando-se uma empresa do futuro.
Muitas vezes esquecemos o impacto das soluções e para colmatar a Microsoft apresenta-nos Microsoft Sustainability Manager, que permite registar, reportar e reduzir o impacto ambiental das empresas.
- Retenção de Talento
Durante a pandemia assistimos a uma mudança no mercado, nas dinâmicas de retenção de recursos humanos dentro das organizações. Muitos colaboradores reavaliaram o impacto do trabalho nas suas vidas e isso pressionou os empregadores a oferecerem percursos profissionais mais fascinantes, com maior flexibilidade para o trabalho híbrido, locais de trabalho atraentes, oportunidades continuas de crescimento e cultura empresarial relevante.
A transformação digital contribuiu também para esta mudança, introduzindo a necessidade de novos skills para acompanhar este paradigma no futuro, com maiores conhecimentos na área das tecnologias e dados, mas também o desenvolvimento de skills puramente humanas como criatividade, pensamento crítico, comunicação interpessoal, liderança e empatia.
Independente do caminho escolhido, a carreira está a ser deixada para segundo plano na vida dos colaboradores, que procuram mais qualidade de vida e autonomia. As empresas devem focar-se em perceber a verdadeira causa das suas demissões e incorporar na cultura da empresa aquilo que os colaboradores mais valorizam, fazendo com que o employee experience seja um aspeto fundamental para a retenção de talentos.
- Experiência imersiva do Cliente
Em 2023, a tendência da experiência do cliente acentua-se e será tão significativa que as grandes empresas estão a nomear CXO (chief experience officers) para garantir que fazem parte das suas estratégias de negócio.
A tecnologia terá aqui um papel fundamental para agilizar processos e promover experiências únicas a todos os clientes. Durante toda a relação, as empresas precisam do suporte da tecnologia para capitalizar a ligação e serem relevantes nos momentos que são mais importantes para os seus clientes. No próximo ano, exploram-se duas novas palavras-chave que são a imersão e a interatividade. O metaverso terá um papel preponderante, permitindo aos clientes navegar e experimentar representações virtuais, por meio de tecnologia imersiva, incluindo ambientes 3D e de realidade virtual.
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