software de gestao de producao

"Software de gestão de produção: de que forma ajuda a indústria a ganhar vantagem na nova era de inovação"

Software de gestão de produção: de que forma ajuda a indústria a ganhar vantagem na nova era de inovação

A transformação digital é um fenómeno amplo que representa a digitalização de actividades em empresas de qualquer nicho, com integração entre sistemas físicos, digitais e biológicos, além de pessoas e máquinas a partilhar o mesmo espaço. Nesse sentido, as tecnologias passam a ter um papel central na gestão das organizações, e a indústria produtiva não é excepção. Perceba que forma um software de gestão de produção pode ajudar.

ERP de gestão de produção: apoio na tomada de decisão

Novos processos e novas tecnologias são lançados continuamente e os fabricantes estão sob pressão para permanecer no nível superior de produtividade em todas as suas cadeias de abastecimento face a um cenário industrial de mudança. A natureza competitiva e dinâmica da indústria produtiva cria um ambiente desafiador. É por isso que muitas empresas contam com soluções ERP capazes de ajudar as organizações a tomar decisões informadas e estratégicas enquanto supervisionam vários processos dentro da cadeia de abastecimento. O software Microsoft, Dynamics 365 Business Central ajuda as empresas do sector produtivo a integrar diferentes aspectos do processo de produção numa só solução.

A área de Gestão de Produção do Dynamics 365 Business Central compreende um conjunto de módulos que permite usar inputs ​​para produzir um ou mais outputs. Além de rastrear componentes, oferece a possibilidade de controlar a mão de obra directa e custos indirectos internos tal como todos os custos inerentes à subcontratação externa. O sistema permite decompor e identificar as etapas individuais envolvidas no processo de produção e registá-las em tempo real, proporcionando desta forma que o chão de fábrica esteja totalmente optimizado em todos os seus processos.

Software de gestão de produção: Microsoft Dynamics 365 Business Central

O Microsoft Dynamics 365 Business Central inclui módulos que suportam as seguintes atividades:

  • Previsão de Procura
  • Planeamento de Capacidades
  • Planeamento de Abastecimento
  • Planeamento Produção
  • Gestão de Ordens de Produção
  • Gestão de Listas de Materiais
  • Gestão de Gamas Operatórias
  • Gestão de Versões
  • Gestão de Restrição de Capacidade

As Ordens de Produção são a unidade base do sistema de produção. Estes documentos englobam os componentes consumidos e mostram a transformação em produto produzido. Existem variadas formas de criar uma Ordem Produção: podem ser criadas manualmente, através de uma Encomenda Venda ou baseadas na sugestão do MPS (Master Production Schedule) utilizando o que é chamado de Folha de Planeamento.

Planeamento da Produção

O Planeamento da Produção baseado num Forecast permite que a empresa garanta a existência de inventário suficiente de componentes. Em Business Central, o MRP (Materials Requirements Planning) calcula sugestões e fornece uma lista de necessidades para análise do utilizador. Essa lista pode ser ajustada e manipulada e posteriormente aceite. As necessidades calculadas pelo MRP podem ter origem em Encomendas de Venda, Encomendas de Serviço ou Listas de Materiais com vários níveis. Quando combinados o MRP e o MPS, o Business Central gera mensagens de acção que sugerem a criação, alteração ou cancelamento de ordens (produção ou compra) em cada etapa do processo produtivo.

Lista de Materiais

A Lista de Materiais corresponde à lista de componentes necessários à produção de um produto acabado. Quando alterada a quantidade do produto produzido, é alterada a quantidade de componentes. Uma Lista de Materiais pode ser configurada em vários produtos ao mesmo tempo ou existir uma específica para cada produto produzido. Os utilizadores podem criar várias versões da mesma Lista de materiais, permitindo manter um histórico de todas as alterações nas matérias-primas a serem consumidas na produção de um produto com o objectivo de analisar o impacto dessas mudanças no custo do produto produzido.

Gama Operatória

Uma Gama Operatória compreende a lista de operações a efectuar durante o processo produtivo. A funcionalidade das Gamas Operatórias permite a gestão das máquinas, processos de subcontratação externa e centros de trabalho. Uma Gama Operatória pode ser configurada em vários produtos ao mesmo tempo ou existir uma específica para cada produto produzido.

Assim, o ERP Dynamics 365 Business Central oferece maior percepção das operações do negócio, destacando áreas que podem ser optimizadas, processos que podem ser melhorados e possíveis reduções de custos. Com dados dos produtos, do processo produtivo e do desempenho analisados em tempo real, as empresas têm informações suficientes para melhorar a forma como trabalham e reagem às rápidas mudanças. De uma forma mais concreta, será possível proceder ao controlo de tempo utilizado em cada processo produtivo e a uma análise detalhada de desvios de rentabilidade com o objectivo final de apuramento de variações da produção.

Análises mais inteligentes de custos e recursos e processos de produção simplificados permitirão que a empresa entregue novos produtos com mais rapidez e capitalize tendências antes dos seus concorrentes.

Para garantir que a sua organização usufrui da melhor forma do sistema integrado de gestão empresarial Microsoft Dynamics 365 Business Central ganhando vantagens competitivas e preparando-se hoje para os desafios de amanhã, partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.