MenuBarLayout

Tecniquitel

04.08.2016

Caso de Sucesso: Tecniquitel

A Tecniquitel apostou na atualização do seu sistema de informação Microsoft Dynamics NAV para otimizar recursos empresariais.


Necessidade
A Tecniquitel S.A. opera há mais de 40 anos na área da Engenharia e Segurança Industrial. Inclui na sua área de atividade, valências múltiplas e um forte pendor técnico a nível nacional e internacional. Conta com quatro centros operacionais, três em Portugal (Sintra, Maia e Sines) e um centro operacional em Angola, na região de Luanda. A empresa apresenta um volume de vendas de 7M Euro e um EBITA médio de 10%.

Ao longo do seu percurso, a Tecniquitel valorizou o investimento nas condições de operação e na formação contínua dos seus recursos humanos. Esta aposta assegura o reconhecimento de fornecedores e a confiança de prospects e clientes. A equipa atual da Tecniquitel é composta por 67 colaboradores.

As preocupações da Tecniquitel com a organização interna, o controlo rigoroso de todos os seus setores, a transversalidade da comunicação e o cumprimento rígido de todo o ambiente legislativo incluindo tributário ditaram a procura de um sistema integrado de gestão. Em 2003, a Tecniquitel selecionou o ERP Navision. Em 2014, a Tecniquitel utilizava o ERP Microsoft Dynamics NAV numa versão customizada com desafios crescentes no apoio, manutenção e evolução do ERP. A Tecniquitel, optou nessa altura por "procurar e identificar um parceiro na área das tecnologias de informação com competências necessárias para reformular e refinar todos os processos administrativos e comerciais", sublinha Rangel Gomes.

A myPartner foi selecionada para uma auditoria interna ao sistema de ERP Microsoft Dynamics NAV, de forma a avaliar qual a evolução a seguir para o seu ERP, tendo em conta a elevada complexidade e abrangência dos processos de negócio da Tecniquitel.

Solução
Com base no trabalho de auditoria realizado, a Tecniquitel qualificou e elegeu a myPartner para iniciar o processo de transição para a atualização do seu sistema de informação para a versão mais recente do Microsoft Dynamics NAV. A myPartner recomendou a descontinuidade da solução em uso e a re-implementação da versão Microsoft Dynamics NAV 2015 com um conjunto de customizações indispensáveis à atividade da Tecniquitel. "Foram identificados os módulos e funcionalidades a utilizar, desde as áreas mais comuns, como a área Financeira, Compras, Vendas, Gestão de Stocks, bem como áreas mais especializadas, como a Gestão de Aluguer de Equipamentos" refere Carmen Cruz, Gestora de Projetos da myPartner.

A implementação do projeto foi executada sob a metodologia de Gestão de Projetos da myPartner baseada na metodologia Sure Step da Microsoft. A implementação, acrescenta Carmen Cruz, "teve também como princípio a racionalização de recursos e a criação do máximo de autonomia na equipa da Tecniquitel".

Com a duração de cerca de 7 meses de implementação e devido à complexidade do negócio da Tecniquitel, o sucesso da operação deveu-se ao "esforço conjunto muito elevado que garantiu o cumprimento dos prazos acordados e nos patamares de qualidade elevada pelos quais a myPartner prima o seu trabalho".

Benefícios
O ERP Microsoft Dynamics NAV cobre toda a área administrativa financeira legal obrigatória, a Gestão de Compras, Gestão Avançada de armazéns incluindo um armazém automático compacto vertical, Recursos Humanos, Serviços, Projetos, CRM e Gestão de Aluger de Equipamentos. Os processos são integrados e a exploração e responsabilidade é partilhada pelos vários setores da empresa. O ERP Dynamics NAV passou a permitir uma análise transversal de todos os processos da Tecniquitel.

A Tecniquitel pode contar com uma solução robusta, adequada às necessidades atuais e futuras da empresa.