MenuBarLayout

Setor Alimentar: simplificar o processo de produção


Procura simplificar os seus processos de produção? Ter a possibilidade de fazer ajustes imediatos para oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes? Com o Foodware 365, pode automatizar de forma perfeita tempos e momentos de troca. O suporte sólido da produção e o planeamento da sua plataforma de software são essenciais para produzir de forma mais eficiente e maximizar o lucro.

Agilize os seus processos
O software de gestão para o setor alimentar, Foodware 365 automatiza os seus processos de produção e fornece insights sobre todos os aspetos operacionais, desde a chegada de pedidos até a produção, manutenção e entrega do armazém. Pode rever o status atual do seu pedido, lista de picking, notas de entrada e stock, bem como as margens de lucro e vendas, juntamente com uma série de outros indicadores-chave de desempenho. Isso permite que aprimore a confiabilidade dos pedidos aprovados e reaja às perguntas dos clientes sobre o status do pedido e a data de entrega antecipada.

Planeamento Avançado de Produção
O planeamento da produção é crítico para tempos de rendimento corretos no seu departamento de produção e uma ligação perfeita entre a procura e a oferta. Um cronograma abrangente que leva em consideração fatores como capacidade da máquina, mão de obra e disponibilidade de materiais críticos é uma questão complexa. Para muitas empresas de alimentos, este é um fenómeno diário. Com o Foodware 365, recebe uma visão sobre a procura por capacidade de mão-de-obra, equipamentos e materiais críticos para o longo prazo. Sabe o status atual dos pedidos e do stock e o que ainda precisa de ser produzido para atender à procura. Isto é feito com o MPS e o MRP. Pode otimizar o processo de planeamento com a ajuda dos tempos de troca.

Produção com base em previsões diárias
Nos produtos frescos a questão recorrente é o ciclo curto de pedidos. Muito é produzido com base na expectativa daquele dia, não de acordo com um plano abrangente. Embora a produção ocorra de acordo com essas previsões, os pedidos de vendas continuam a chegar ao longo do dia e os volumes de produção são ajustados.

Controlo de Operações
Os vários departamentos da sua empresa precisam de trabalhar juntos de forma eficiente. Nas operações deve assegurar que grava a saída e o consumo das suas ordens de produção de forma eficiente. Deve poder consultar essas informações continuamente, no armazém ou no departamento de produção. Com o Controlo de Operações, pode implementar de forma imediata e fácil as mudanças que ocorrem no local de trabalho. Isso dá-lhe a firmeza necessária quanto aos níveis de stock disponíveis. Além disso, uma visão geral clara é fornecida dos pedidos lançados no planeamento de produção.

Registo de co-products e by-products
Muitas empresas de produção lidam com co-products e/ou by-products. É possível configurar um ou mais co-products e/ou by-products por ordem de produção no screen OC. Os co-products e/ou by-products configuráveis são, por exemplo, o corte de resíduos, massa residual que é reutilizada em pães e bolos, ou o fato de que, juntamente com os tamanhos padrão do produto, outras dimensões podem ser registadas a partir do processo de produção.

Controlo de Shop floor
Dentro de um sistema de informações de gestão, pode ver se a previsão de produção é alcançada ou não. O controlo de shop floor permite orientar melhor as previsões de produção e ligar-se em tempo real ao chão de fábrica.

Controlo do Balanço
Cada quilo que entra no seu processo de produção deve obviamente sair de algum lugar, no Balanço. Isso permite demonstrar que o número de matérias-primas no processo de produção está exactamente de acordo com as especificações do produto final. Isso tem tudo a ver com a prevenção de fraudes e pode ser mostrado de forma transparente com a ajuda do Business Intelligence.

Eficácia geral do equipamento
As empresas alimentares exigem informações sobre a eficácia geral do equipamento (OEE, Overall Equipment Effectiveness), um KPI que permite monitorizar a eficiência com que produz no local. São críticas as informações que direcionam o processo: a disponibilidade do seu equipamento, o seu desempenho e a qualidade dos seus produtos.

Preço de custo
Qual é o custo exato de uma unidade de produto? Quantas pessoas, máquinas e quanto de matéria-prima, limpeza e tempo de troca precisa para o fazer? Você precisa de saber o preço de custo de um produto para poder realizar o cálculo posterior do seu processo de produção. E qual o retorno do investimento em certos produtos que vende, assim tem a certeza de que realmente está a lucrar com cada item individual.

Gostaria de conhecer em detalhe a solução de gestão para o setor alimentar? A myPartner é fornecedor certificado pela Microsoft em soluções de software de gestão Dynamics 365 Business Central e na solução especializada Foodware 365. Contacte-nos pelo mymarketing@mypartner.pt.

Fonte: Foodware365