myPartner - Blog - Setor Alimentar: personalização alimentar, tendência ou moda? myPartner

Setor Alimentar: personalização alimentar, tendência ou moda?


A personalização tornou-se uma forma de interagir com clientes e de se diferenciar como empresa. Ajuda a aumentar os lucros e a base de clientes, já que, permite segmentar consumidores com maior eficiência.

Personalização alimentar
Sendo uma tendência cada vez mais popular, a personalização também se verifica na indústria alimentar; especialmente devido às tecnologias emergentes que a tornam mais acessível e prática de implementar. Ferramentas como pesquisas online e big data estão a facilitar as empresas a entenderem melhor as necessidades (individuais) dos consumidores. Outros avanços tecnológicos, tais como o Machine Learning, ajudam o consumidor, fornecendo-lhe recomendações para selecionar o produto mais apropriado. Com consumidores à procura de mais opções de personalização de produtos alimentares e bebidas e havendo tecnologias modernas que as tornam viáveis e acessíveis, novas empresas estão a começar a surgir para tentar capitalizar essa tendência.

Implementação de tecnologias modernas para um estilo de vida saudável
Um exemplo da comida personalizada é quando o teste de DNA é usado para desenvolver um perfil de consumidor. Além do teste de DNA, opções de estilo de vida, biomarcadores genéticos e biométricos podem ser agrupados para criar um extenso perfil do consumidor. Com base nos resultados dos testes individuais, é possível fazer recomendações sobre hábitos alimentares que correspondam às necessidades do indivíduo testado para incentivar uma alimentação saudável.

A procura por dietas personalizadas está a crescer rapidamente devido à disseminação de novas dietas e a acessíveis diagnósticos de saúde para testar em casa. Combinado com a crescente atenção a alergias e a intolerâncias alimentares, a comida personalizada está a ganhar popularidade.

Novas empresas estão a introduzir soluções tais como planos de refeição personalizados, incluindo planos de refeições sob medida para dietas e hábitos culinários específicos, através da integração de dados nutricionais de dispositivos de rastreamento de saúde. Tudo isto para fornecer um aconselhamento nutricional personalizado e promover um estilo de vida saudável.

Melhorar a experiência do cliente
A personalização não se aplica apenas à nutrição saudável. Pode ser usada para proporcionar uma experiência pessoal. Por exemplo, restaurantes que oferecem a opção de construir o próprio prato com os ingredientes disponíveis.

Finalmente, para além da personalização alimentar, agora a embalagem também está a ser exposta à tendência da personalização, onde nomes ou mensagens pessoais são incluídas para gerar envolvimento mais próximo com produtos e marcas.

À medida que os benefícios da personalização se estão a tornar claros, a tendência está a espalhar-se rapidamente através de tecnologias emergentes em diferentes aplicativos, para diferentes ofertas de alimentos e bebidas.

Apesar do seu potencial, personalizar as ofertas de produtos em larga escala requer que, diferentes sistemas de negócios trabalhem juntos de forma impecável.

Gostaria de conhecer em detalhe a solução de gestão para o setor alimentar? A myPartner é fornecedor certificado pela Microsoft em soluções de software de gestão Dynamics 365 Business Central e na solução especializada Foodware 365. Contacte-nos pelo mymarketing@mypartner.pt.

Fonte: Foodware365