Boas práticas na gestão de projetos em SI: lessons learned


Lessons learned são informações documentadas que refletem as experiências com maior e menor sucesso na implementação de um projeto em Sistemas de Informação e representam o compromisso da empresa com a excelência na gestão de projetos. A importância de um sistema de registo, lessons learned, é fundamental para o sucesso da equipa, organização, projetos existentes e futuros.

A capitalização do conhecimento passado na myPartner é feito de múltiplas formas. Em sede de projetos a disciplina de execução do Lessons Learned capitaliza o conhecimento adquirido em cada um dos projetos individualmente como ferramenta de aprendizagem para uma melhoria contínua.

No final de cada projeto, a equipa de projeto reúne-se e com transparência e sentido de responsabilidade explora 2 vertentes de conhecimento:

1. O que foi feito (ou não foi feito) no projeto e que não teve o sucesso que se esperava;
2. O que foi feito no projeto e que teve o sucesso pretendido;

Com estes 2 pilares de conhecimento a equipa de projeto regista para futuros projetos o que deve manter e potenciar, e o que deve fazer diferente e que possa assim ter o resultado pretendido.

Com este exercício, as equipas de projeto aprendem com experiências reais e a myPartner utiliza este momento de reflexão com o Lessons Learned para uma melhoria contínua, espírito colaborativo e reflexão para sermos melhores no serviço ao cliente e na entrega dos projetos.