MenuBarLayout

PowerApps – Há uma App para isso.


Vivemos num momento em que a velocidade dos acontecimentos é estonteante. Queremos as coisas agora, ao menor custo possível e totalmente adaptadas à nossa realidade.


Quantas são as vezes que fazemos tarefas repetitivas, com recursos antiquados e que nos obrigam a refazer todo o processo sempre que é necessário repeti-lo?


O termo "há uma App para isso" tornou-se popular com a evolução  dos dispositivos móveis e atualmente toda a internet se adaptou a esse conceito com a possibilidade de vermos os nossos conteúdos de preferência da forma que bem entendermos (PC, Tablet, Smartphone). 


No mundo dos negócios as mudanças, tendencialmente sempre aconteceram a um passo mais cauteloso no entanto esse paradigma está mudado. A realidade já não permite esperar 3 meses para implementarmos novos processos de negócio apenas porque o sistema de informação é um camião quando só necessitamos de transportar uma mosca.


Aqui entram as ferramentas de Citizen Development. Estas ferramentas permitem a criação de aplicativos com volume de código reduzido e a distribuição dos mesmos de forma bastante mais acelerada. 


A Microsoft desenvolveu a plataforma PowerApps de forma a permitir que as empresas criem Apps para processos isolados sem terem de depender dos sistemas monolíticos como um ERP ou CRM.


Muitas vezes as soluções utilizadas pelos colaboradores passam por várias artimanhas de forma a reduzir custos e permitir o chamado "get the job done":

    Folhas de Excel;

    BDs Access;

    Folhas de Papel;

    Chutar o trabalho para um estagiário :).


Este paradigma dificulta, em vários aspetos importantes, a execução, com sucesso de um processo. Alguns exemplos são:

    Comunicação;

    Rastreabilidade;

    Mobilidade;

    Segurança;

 

Com o PowerApps é possível criar Apps que integram com vários sistemas mas com impacto reduzido na alteração dos mesmos e valor acrescentado para a organização.


Um exemplo clássico é a gestão de bens eletrónicos como computadores ou smartphones. 


Utiliza-se o Excel e mais uma vez "it get's the job done", mas da mesma forma que uma bicicleta e um carro leva-nos do ponto A ao ponto B, a forma como o processo acontece é totalmente distinta.


Efetuemos o seguinte comparativo:


Cada organização está repleta de pequenos processos que sendo otimizados permitem melhorar a eficiência da empresa, reduzir custos e aumentar produtividade. Afinal de contas as empresas existem é para ganhar dinheiro, certo?


O PowerApps é uma plataforma que dá às empresas flexibilidade para terem soluções com custo, complexidade e risco reduzidos.


Quer ter um exemplo concreto para que serve o PowerApps? Preencha o formulário e aceda ao webcast gratuito Controle de Frota via PowerApps aqui.



Estamos numa altura em que a construção de serviços que permitem efetuar processos de negócio já não está limitada à construção de aplicações complexas, custosas e morosas.