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Como e porquê devem administradores de CRM Dynamics abordar o tema do Marketing Automation


Mesmo sendo o administrador de CRM da sua empresa, a estratégia para o seu sistema CRM nem sempre é sua. Em muitas empresas, diferentes departamentos lutam pela prioridade e tentam ditar a forma como acreditam que o CRM deve ser executado. É frustrante, dificulta a realização de qualquer coisa e simplesmente não é eficaz.

Para ter sucesso, hoje um administrador de CRM precisa de se tornar num parceiro de orientações do negócio e menos num receptor de indicações. Uma das formas mais eficazes de o fazer é ser parceiro de outras áreas da sua empresa e, uma das suas maiores oportunidades de parceria é o marketing.

O marketing automation costuma estar no centro dos investimentos em tecnologia de marketing e é também uma tecnologia complementar comum ao Microsoft Dynamics. Isto apresenta enormes oportunidades para os administradores de CRM agregarem valor não apenas ao marketing, mas a toda a organização. Também maximiza o ROI do Dynamics e pode ajudar a aumentar a adoção do utilizador à medida que a funcionalidade do sistema se torna mais relevante para uma gama mais ampla de funções.

Como administrador de CRM, poderá não ser a fonte mais provável ou tradicional para uma discussão sobre marketing automation. No entanto, à medida que os CRMs evoluem, as empresas também precisam de maximizar os benefícios que obtêm desta tecnologia de negócios principal e daqueles que se integram a ela. Aborde estas conversas sobre este ângulo de modo a reduzir a resistência, aumentar a aquisição e facilitar a colaboração. De seguida estão quatro perguntas a fazer aos marketing stakeholders para garantir que todos estão de acordo no processo de seleção da solução de marketing automation.

1. Quais os pontos negativos da tecnologia que têm? Comece por identificar os pontos problemáticos que a sua equipa de marketing enfrenta com as ferramentas e tecnologia atuais. Isso irá fornecer um ponto de partida para ver como o marketing automation se aplica a eles.

Faça-lhes perguntas para que consiga perceber as armadilhas em que caem repetidamente. São os recursos segmentados, que estão na origem de um fluxo de trabalho desconectado, no qual eles têm de saltar de uma plataforma para outra? Estão a faltar dados ou informações importantes que eles poderiam usar para realizar melhor o seu trabalho?

Deve ouvir a sua equipa de marketing quando se trata de desafios que eles sentem que os podem estar a atrasar. Depois de ter uma lista de pontos problemáticos, priorize-os e analise como uma nova solução poderia resolvê-los.

2. Quais os recursos que eles precisam? Atualmente, o email é um dos elementos principais do marketing, mas não é tudo para os profissionais de marketing. Os profissionais de marketing devem diversificar a sua abordagem.

Descubra se eles usam campanhas automatizadas, formulários e landing pages, web intelligence, redes sociais, marketing por SMS, pesquisas, eventos e outras iniciativas de marketing. Isto ajudará a entender melhor as suas necessidades e a garantir que as soluções de marketing automation que estão a ser avaliadas são adequadas.

Não se concentre apenas no presente com esta pergunta. Pergunte-lhes quais os recursos que gostariam de ter para investimentos futuros de marketing, dando-lhes espaço de crescimento com a tecnologia de marketing.

3. Os dados fluem facilmente para o CRM? Todo o sistema que usa na sua empresa, relacionado com marketing e vendas, deve estar interligado. Mais uma vez, isto remete à importância da verdadeira integração. Ter um conjunto de recursos totalmente integrados irá garantir que não existem atrasos nos relatórios e, mais importante, sem informações perdidas.

As suas equipas de vendas e marketing obtêm informações em tempo real das ações de prospects e clientes, o que contribui para uma maior eficiência e eficácia de ambas as funções. Isto coloca a sua empresa na posição ideal de rever e otimizar todas as etapas do seu sistema e fluxos de trabalho.

4. Conseguem fazer report sobre tudo o que precisam? Além de garantir que todos os dados fluem para o mesmo local, é necessário garantir que os reports podem ser facilmente retirados desse local. Todos têm de ter o poder de obter os reports que precisam, seja um report com todos os números essenciais para um trimestre ou um report para uma campanha específica.

A compilação desses reports não deve demorar muito tempo. De facto, deve ser quase instantânea. Os reports podem ser extraídos a qualquer momento, segmentando uma pequena quantidade de informações ou abrangendo milhares de dados de uma maneira fácil de entender.

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Fonte: ClickDimensions