rastreabilidade da cadeia alimentar

"Rastreabilidade da cadeia alimentar: essencial em todas as fases de produção"

Rastreabilidade da cadeia alimentar: essencial em todas as fases de produção

A rastreabilidade de alimentos deve ser a base de todas as operações administrativas

A rastreabilidade da cadeia alimentar em todas as fases de produção é essencial não só para a defesa do consumidor como também como prevenção ou redução dos custos no procedimento de um possível recall.

Tem uma visão completa de toda a sua cadeia de distribuição?

A rastreabilidade de alimentos deve ser a base de todas as operações administrativas. Ao criar transparência ao longo da cadeia de distribuição, pode-se facilmente provar e registar, por exemplo, onde o peixe foi pescado, onde a carne foi preparada (corte e desossa), a proveniencia do leite ou de outras matérias primas e ter acesso a toda a informação associada. Isto é válido para fabricantes, produtores e criadores – todos têm de ter a informação de cada etapa e serem capazes de identificar a origem de todas as entradas de alimentos. Desta forma, uma empresa alimentar pode tomar todas as suas decisões no momento certo e implementar de forma reativa ações corretas e seguras.

Recall de produtos – a maior ameaça ao lucro
Quando um produto é apontado por apresentar problemas de segurança ou contaminação que se podem tornar um perigo para o consumidor, a solicitação de devolução ou o recall do produto é emitido. Este pedido de devolução pode colocar os produtores alimentares e as empresas de distribuição em situações de ação legal, e custos associados à imagem corporativa. Etiquetagem incorreta, alérgenos não declarados, substâncias estranhas e adulteração podem levar à contaminação microbiana, como a salmonela (a principal causa de recall de alimentos). As indústrias alimentares com os maiores riscos de recall de produtos devido a infeções bacterianas encontram-se entre as de produtos preparados, alimentos cozinhados e produtos frescos, mas também em empresas de lacticínios e carnes.

4 horas para se fazer uma operação completa e rastreio (Track & Trace)

Pedimos a especialistas em qualidade e segurança alimentar, Floor Sloots da Schouw Informatisering uma opinião especializada. Obtivemos as seguintes declarações:

As regulamentações e legislações alimentares exigem total transparência e rastreabilidade em todos os processos do negócio alimentar. Uma implementação de ERP pode evitar dificuldades como problemas de segurança alimentar, problemas na cadeia de distribuição e questões relacionadas com os recursos de rastreabilidade. Contudo, muitas empresas tendem a investir numa estratégia de rastreabilidade alimentar desequilibrada que pode falhar devido à sua capacidade de rastrear dados.

A EU possui um dos mais altos padrões de segurança alimentar do mundo. A legislação em vigor, aliada às disposições gerais da legislação alimentar, assegura que os alimentos são seguros para os consumidores. Os regulamentos gerais da legislação alimentar exigem a capacidade de rastrear e acompanhar alimentos e rações em todas as etapas da produção, processamento e distribuição. Os alimentos ou rações que não estão em conformidade com os requisitos da segurança alimentar não devem ser distribuídos ou deverão ser retirados da cadeia de distribuição.

Para a troca rápida de informação sobre recalls de segurança alimentar entre os membros da EU, um sistema de alerta foi posto em prática. O RASFF (Rapid Alert System for Food and Feed), Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações é a ferramenta chave para garantir o fluxo de informação quando os riscos para a saúde pública são detetados. Os padrões de qualidade fornecem uma estrutura para gerir eficazmente as responsabilidades da segurança alimentar da sua empresa. BRC, FS, FSSC22000 são padrões reconhecidos para a auditoria dos produtores alimentares com foco na segurança alimentar e na qualidade dos processos e produtos. Esses padrões de qualidade exigem que um produto alimentar seja rastreado e encontrado dentro de 4 horas durante uma auditoria.

Para se conseguir fazer um rastreio completo em 4 horas é necessário ter um bom sistema de modo a ter uma visibilidade total. É aqui que um sistema ERP (software de gestão) pode ajudar. Um ERP possui toda a informação necessária na exigência da rastreabilidade. Os números dos lotes das matérias-primas são vinculados digitalmente às listas de materiais e às ordens de produção. Os números dos lotes dos produtos semi-finais e dos produtos prontos a consumir também estão ligados a essas ordens de produção. Desta forma, pode acompanhar e vincular produtos durante todo o sistema de produção. Além disso, todas as verificações de qualidade registadas estão ligadas às informações do lote. Isso permite uma visibilidade total para se fazer, dentro de 4 horas necessárias, uma verificação completa de rastreabilidade.

Rastreabilidade alimentar como uma função essencial

A tecnologia de rastreabilidade alimentar existe para ajudar todos os produtores e fabricantes alimentares a permanecerem em conformidade e a simplificar os processos em total transparência. Ao criar um fluxo de eventos de rastreio interligado, o software de gestão alimentar pode fornecer uma visualização em tempo real de toda a cadeia de distribuição ao nível da remessa-lote. 

A sua empresa alimentar proporciona uma rastreabilidade total do stock? Tem uma visão geral e acesso a todas as camadas dos dados que necessita, para gerir com sucesso todas as áreas do seu negócio? A myPartner é fornecedor certificado pela Microsoft em soluções de software de gestão Dynamics 365 Business Central. Conheça a solução especializada Foodware 365 para o setor alimentar. Contacte-nos pelo nosso formulário.

Fonte: Schouw Informatisering