myPartner - Blog - Ainda a ponderar a mudança para a Cloud? A Microsoft enumera 10 benefícios relatados por PME após o investimento myPartner

Ainda a ponderar a mudança para a Cloud? A Microsoft enumera 10 benefícios relatados por PME após o investimento


As pequenas e médias empresas (PME) estão a ficar para trás em relação às empresas homólogas no que diz respeito à adoção da cloud. Com o rápido avanço do ano (e da década), um estudo recente da Microsoft mostrou que mais de 96% das empresas estão a usar a cloud, mas apenas 78% são PME. E embora o uso de aplicações de produtividade baseadas na cloud, como o Office 365, tenha crescido gradualmente nas empresas mais pequenas, a sua dependência no software herdado, aplicações de negócios importantes, como ERP ou CRM, impede-as de competir com os melhores.

Mudar para a cloud deveria ser uma prioridade óbvia para as PME, mas ainda existem mitos e equívocos sobre os benefícios da tecnologia cloud. A Microsoft enumera dez benefícios relatados por Pequenas e Médias Empresas após o investimento em soluções na cloud.

1. Mais lucro e aumento do ROI
Simplificando, as empresas que migram para a cloud ganham mais dinheiro. E não é por uma percentagem pequena. As PME que investem na cloud apresentam um crescimento de até 25% na receita e até 2 vezes mais lucros em comparação com as empresas que não o fazem. Adotar a cloud é simplesmente o melhor caminho para um crescimento mais rápido.

Além disso, a implementação da cloud oferece um maior retorno sobre o investimento (ROI) quando comparado com projetos tradicionais de software on-premises, especialmente em ERP e CRM. Por exemplo, segundo a Nucleus Research as empresas que usam Microsoft Dynamics 365 têm um retorno de 16,97 dólares para cada dólar gasto. Este valor está bem acima da média para aplicações de ERP e CRM on-premises.

2. Custos mais baixos e CAPEX
Os modelos de assinatura na cloud eliminam despesas iniciais de capital (CAPEX), como o alto custo de licenças de hardware e software para projetos como implementações de software ERP. Também eliminam as taxas de configuração, atualização e manutenção do servidor e da infraestrutura - sem mencionar os recursos economizados em atualizações de software, custos de energia e recursos de computação subutilizados.

3. Flexibilidade de negócios incomparável
O software na cloud permite que as pequenas e médias empresas permaneçam sempre ativas, independentemente da localização. No mundo atual, móvel e na cloud, a capacidade de se ser produtivo em qualquer telefone, tablet, ou laptop oferece a flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente às alterações de informação e necessidades de negócios. Isto significa operações mais ágeis e clientes mais felizes.

4. Inovação de TI mais rápida
O incómodo e o custo das tarefas de manutenção de rotina de TI podem ser transferidos para a cloud, permitindo que os recursos de TI se concentrem em tarefas mais estratégicas, como resolver problemas, melhorar a experiência do utilizador, promover a adoção e obter mais valor de sistemas e processos.

5. Atualizações de software integradas e automáticas
Com a computação em cloud, todas as atualizações de software são tratadas automaticamente, para que os sistemas tenham sempre as funcionalidades e os recursos de segurança mais recentes. Garante-se assim que todos os benefícios dos investimentos contínuos de um fornecedor em R&D sejam transferidos para o negócio do seu cliente, sem que esse negócio tenha de dedicar tempo ou recursos adicionais.

6. Escalabilidade rentável
As PME precisam de mais flexibilidade para crescer e escalar sem complicações. Com a cloud, sempre que uma PME adiciona utilizadores, gera mais transações ou adiciona mais dados os serviços escalam de forma dinâmica para gerir a carga de trabalho. Isto elimina a necessidade de pagar por mais hardware ou manutenção para apoiar o crescimento do negócio. Para além disso, as PME usam só a energia que precisam para as suas aplicações na cloud. Como os servidores não estão parados à espera de serem utilizados, as operações tornam-se mais eficientes em termos energéticos, reduzindo assim a pegada de carbono do negócio.

7. Colaboração e produtividade melhorada
Espaços de trabalho digitais baseados na cloud oferecem a oportunidade de se colaborar de forma mais eficaz e remover silos de dados para permitir a maior produtividade dos colaboradores. Pacotes de produtividade baseados na cloud e soluções de gestão de negócios all-in-one têm recursos de integração que simplesmente não podem ser combinados com o software on-premises. A computação na cloud também permite que as equipas sejam produtivas, independentemente da sua localização.

8. Integração de software perfeita
As aplicações na cloud são normalmente compatíveis com interfaces de programação de aplicações (APIs) o que simplifica a integração, ferramentas de automação como o Microsoft Power Automate facilitam a integração sem qualquer código personalizado. Dados e sistemas podem ser conectados como nunca, resultando em novos níveis de velocidade e eficiência.

9. Maior segurança e proteção de dados
As PME são as vítimas mais comuns de violações de segurança. Num estudo recente feito pela ComScore, mais de 40% das PME estavam preocupadas com a segurança dos dados antes de se mudarem para a cloud. Depois de fazerem a mudança, 94% das empresas identificaram benefícios na segurança que não conseguiram alcançar com os anteriores recursos on-premises. Além disso, a proteção física do hardware sempre foi um desafio para as PME. Há constantes perdas ou roubos de laptops. Além dos custos de reposição, existe o custo ainda maior da perda de dados importantes ou confidenciais. Ao armazenar e ao fazer backup de dados na cloud, os dados estão disponíveis e protegidos, independentemente do que aconteça aos dispositivos pessoais.

10. Maior competitividade
Mudar para a cloud dá às PME acesso a tecnologias de classe empresarial que anteriormente só estavam disponíveis para as maiores empresas do setor. Com a cloud, qualquer empresa pode trabalhar nos mesmos sistemas, usados pelas maiores e mais sofisticadas empresas do mundo, permitindo-lhes inovar e agir de forma mais rápida do que a concorrência que ainda gere sistemas herdados on-premises.

Em suma, com o software na cloud agora disponível e desenvolvido especificamente para as PME executarem as suas vendas, marketing, serviços, gestão financeira, produção, operações e cadeia de distribuição - tudo a partir de uma única solução, integrada com IA e análise avançada - nunca houve melhor momento para as PME migrarem para a cloud.

A myPartner é fornecedor certificado pela Microsoft em soluções de software de gestão Dynamics 365 (ERP, CRM e BI) com larga experiência na implementação, atualização e migração de soluções. Para garantir que a sua organização tem acesso e usufrui da melhor forma das ferramentas mais recentes, partilhe connosco os seus desafios específicos e confie na nossa metodologia de trabalho. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.