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"Dynamics 365 Portals: o que é e como funciona"

Dynamics 365 Portals: o que é e como funciona

Portals procura a simplificação e automatização dos processos e ainda a criação de uma interação mais controlada e segura com a organização.

O que é?

O Dynamics 365 Portals permite gerar automaticamente um portal, que procura potencializar as comunicações com a instância Dynamics 365 Customer Engagement, possibilitando, entre outras coisas, a interação de utilizadores externos com a mesma. Neste sentido, uma instância CE pode ter vários portais, sendo que um já está incluído na subscrição do Dynamics 365.

Dynamics 365 Portals: 3 tipos

O Dynamics 365 disponibiliza três tipos de portal: o Customer Portal, o Employee Portal e o Partner Portal, que diferem nas funcionalidades out-of-the-box, procurando assim dar resposta a um diverso leque de cenários. Contudo, estão ainda preparados para customização adicional, tanto ao nível das entidades do Customer Engagement apresentadas, como ao nível do design.

Neste sentido, é importante que no momento da escolha do tipo de portal a organização conheça as opções existentes, de modo a tomar a melhor decisão, tendo em conta as necessidades da mesma.

O Customer Portal, em especial, estende o Customer Engagement, uma vez que potencializa a relação do cliente com a organização, pois permite que, de uma forma independente, ele interaja com o sistema. Este portal permite que os utilizadores tenham acesso a informação registada sobre eles no Dynamics 365 CE, que registem casos e vejam o histórico dos mesmos, que consultem informação relativa a encomendas, entre outras funcionalidades.

O Partner Portal pretende agilizar as relações entre as organizações e os seus parceiros, ou seja, semelhante ao portal anterior, este portal permite que os mesmos comuniquem, de uma forma autónoma, com o Customer Engagement, possibilitando aos utilizadores ações como gestão de casos, de oportunidades, entre outras coisas.

Por último, existe o Employee Portal, que procura potencializar as comunicações dos colaboradores da organização com o Customer Engagement, possibilitando a gestão de casos, gestão de clientes, gestão de encomendas, e mais. Desta forma, colaboradores que efetuem esse tipo de ações não necessitam de acesso ao CE, diminuindo assim o número de licenças Dynamics 365 necessárias para a organização.

Importa ressalvar que em todos os tipos de portal mencionados a autenticação é relativamente simples, pois apenas é necessário que alguns dados estejam já registados no Dynamics 365.

Ademais, o Portals procura não só a simplificação e automatização dos processos, como ainda a criação de uma interação mais controlada e segura com a organização.

Uma das principais vantagens da utilização do Portals é, além da diminuição da necessidade de um número extenso de licença Dynamics 365, a componente self-service que oferece, retirando responsabilidade à organização de ações como a criação de casos, por exemplo. Além disso, com o Portals, diminui a necessidade de se recorrer ao desenvolvimento de um portal feito à medida, algo que arrecada maiores custos.

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