myPartner - Blog - Escolha o WMS certo myPartner

Escolha o WMS certo


Tasklet Factory's Mobile WMS é uma aplicação de software para Sistema ERP Microsoft Dynamics (Dynamics 365 Business Central e Dynamics NAV). Mas o que é o WMS, e o que representam estas três letras? O WMS (Warehouse Management System) significa Sistema de Gestão de Armazéns e é criado para suportar todos os processos de trabalho num armazém, incluindo: receber, guardar, escolher, contar, mover, ajustar quantidades, etc. Um sistema de gestão de armazéns é desenvolvido especialmente para gestão de inventário e é, na maioria dos casos, uma adição ao seu sistema ERP.

O que escolher?
Frequentemente a escolha é entre um sistema WMS padrão ou um Sistema WMS personalizado. Para nós não há dúvidas. Deve escolher um sistema padrão onde faça sentido, mas certifique-se também de que o sistema padrão que escolher pode ser adaptado (personalizado até certo ponto). Pode fazê-lo com a solução de digitalização de código de barras Mobile WMS for Dynamics 365 Business Central.

Funções de base versus funções personalizadas?
Fundamentalmente, um sistema de gestão de armazéns deve conter as funções mais básicas para o manuseamento dos produtos no armazém. Além disso, a nossa experiência diz que muitas empresas por diversas vezes têm o desejo de modificar a sua solução WMS. Isto é possível com a Mobile WMS da Tasklet Factory. Damos aos nossos parceiros/clientes acesso à nossa Base de Conhecimento e portal de E-learning, onde mostramos como as modificações podem ser feitas na solução.

Um armazém grande ou pequeno?
Somos frequentemente questionados se compensa investir num sistema de gestão de armazéns quando se tem poucos colaboradores no armazém. Desta forma apurámos, que independentemente da dimensão, haverá sempre lucro na aquisição de um sistema de gestão de armazéns. Só o lucro da eliminação do papel é simultaneamente uma poupança de custos e ambiental. Com isto vêm as vantagens de se ter clientes satisfeitos.

Não há nada pior do que enviar o produto errado a um cliente. Não só há a despesa inerente, como também há o risco de se perder o cliente. Muitos dos nossos parceiros se ofereceram para fazer uma análise do seu ROI (Return Of Investment) e a maioria obtém um ROI no período máximo de 6-12 meses.

A integração entre ERP e WMS
Recomendamos que escolha um sistema WMS que se integre até que as funções padrão estejam no seu sistema ERP. O sistema ERP deve ser o sistema central (também chamado back-end) onde o seu WMS (também chamado front-end) deve ser o sistema que recolhe e entrega dados de um lado para o outro, para o sistema ERP. Aqui, a facilidade de uso desempenha um papel importante. Falamos da experiência de look-feel para o utilizador. A Tasklet Factory dá grande importância ao desenvolvimento da interface gráfica do utilizador. Além disso, garante que pode ser configurado consoante o utilizador de forma individual.

Voice-Picking (Ativação por voz) ou Hands-free (Mãos-livres)?
Ao trabalhar com o WMS tem frequentemente a necessidade de Voice-Picking ou de Hands-free. Neste aspeto tem de verificar cuidadosamente o mercado e ser muito específico sobre quais são as suas necessidades. Na nossa experiência, a necessidade de operações hands-free é maior do que a necessidade de pick by sound. Para este propósito, há muitas configurações de hands-free, que são usadas em larga escala pelos nossos clientes. O mais importante é esclarecer as suas necessidades, e garantir que é feito com muita exatidão.

Muitos elevadores pesados e a necessidade de ecrãs externos nos camiões?
Observamos muitas vezes que os nossos clientes têm a necessidade de digitalizar os seus produtos diretamente no camião onde estão a trabalhar. Para isso, existem scanners de curta distância e de longa distância. Mas, além disso, também temos clientes que têm a necessidade de ecrãs maiores para verem os seus dados. A Tasklet Factory tem muitos clientes que usam o Mobile WMS para ligar os scanners aos ecrãs externos. No entanto, esta não é a nossa competência-chave, mas é aqui que os seus distribuidores desempenham um papel.

Sistema operativo, Microsoft ou Android?
Recomendamos que escolha dispositivos com o sistema operativo Android. Fazemo-lo em parte porque é um requisito do sistema para o nosso software, mas definitivamente também porque sabemos que os fabricantes mais reconhecidos também decidiram seguir com este sistema operativo. A nossa solução funciona tanto com o Android como com o Microsoft Windows Embedded Handheld.

Solução de armazém e logística à prova do futuro
A Microsoft escolheu uma estratégia clara para as novas versões do Dynamics NAV. Desde 2013, que a Microsoft lança uma nova versão todos os anos, o que significa que, como empresa, deve escolher um fornecedor WMS cuja solução é fácil de atualizar. A solução de gestão de armazém da Tasklet Factory está 100% integrada com o Microsoft Dynamics NAV e Dynamics 365 Business Central e é fácil de personalizar. Suportamos todas as versões de NAV/Business Central, bem como uma grande variedade de scanners de código de barras.

Funcionalidade online / offline
Outro parâmetro importante que a empresa deve considerar antes de selecionar o software de gestão de armazéns é se o WI-FI da empresa cobre todas as áreas necessárias como armazém e produção. O Mobile WMS da Tasklet Factory funciona a 100% offline, ou seja, pode utilizar o seu sistema de gestão de armazém se trabalhar num armazém com fraca cobertura WI-FI, por exemplo, pode fazê-lo em edifícios de betão, caves, compartimentos de congelação, câmaras frigoríficas, armazenamento em estruturas de metal e similares.

A myPartner é fornecedor certificado em soluções de software de gestão Dynamics 365 (ERP, CRM e BI) com larga experiência na implementação de sistemas integrados Microsoft. É também parceiro Tasklet Factory para a implementação da solução Mobile WMS for Dynamics 365 Business Central. Para garantir que a sua organização tem acesso e usufrui da melhor forma das ferramentas mais recentes, partilhe connosco os seus desafios específicos e confie na nossa metodologia de trabalho. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.