"Enfrente o Desafio da Embalagem de Produtos Frescos"

Enfrente o Desafio da Embalagem de Produtos Frescos

A embalagem é atualmente um tema extremamente relevante na indústria de produtos frescos. Os produtos estão a percorrer distâncias cada vez mais longas para chegar ao consumidor final, o que significa que nunca houve uma necessidade tão grande de embalagens que mantêm a frescura. No entanto, o sector – e a indústria alimentar mais vasta – também está a passar por uma revolução de embalagens de um tipo diferente em que o corte de desperdícios e o uso de plástico estão a ser a prioridade. 

É evidente que conciliar estas duas realidades é um grande projeto e todas as empresas de produtos frescos têm de ceder de forma a garantir o sucesso futuro. 

Embalagens de produtos frescos que mantêm a frescura

A frescura é tudo quando se trata de produzir — e é a razão pela qual os consumidores optam por estes produtos em vez dos seus equivalentes congelados. Minimizar o tempo que as frutas e legumes demoram a chegar ao consumidor após a colheita é da maior importância. É a única maneira de se proporcionar os benefícios de qualidade e sabor que estão associados a produtos frescos.

Mas não é apenas o tempo que os produtos demoram a chegar ao seu destino que importa – é a forma como é transportado. A este respeito, nada é mais importante na manutenção da frescura como a forma como os produtos são embalados. O tipo e a qualidade da embalagem utilizada podem ser a diferença entre uma remessa que chega em perfeitas condições ou completamente estragada.

Com cadeias de abastecimento cada vez mais longas e complexas, é mais difícil garantir que os produtos cheguem na condição que os retalhistas e os compradores esperam. Quanto mais tempo os produtos estiverem na estrada, no ar ou a percorrer os mares, mais problemas enfrentam como o impacto físico do transporte, as mudanças de temperatura e a humidade. Estima-se sempre um desperdício de 33%, sendo que grande parte deste desperdício alimentar é contabilizado no processo de transporte.

Existem soluções de embalagem para prolongar o tempo de duração dos produtos que estão em trânsito. A embalagem deve ser mais resistente para evitar danos e fugas, e cada linha de produtos deve ser embalada de forma cuidadosamente ponderada e tem de ter em conta as propriedades específicas de cada produto (por exemplo, fruta mais sensível deve ser embalada de uma forma completamente diferente de fruta mais resistente). Uma tática que está a ser utilizada para prolongar a frescura em viagens longas é embalar produtos de forma individual. Assim também se consegue beneficiar de uma embalagem mais eficiente, reduzir os custos de envio e reduzir o risco de contaminação, de acordo com Madlen Miserius, gestor de produto sénior da Fruit Logistica.

Embalagem sustentável de produtos frescos 

Embora os consumidores compreendam a necessidade de embalagens de produtos frescos que garantam a frescura, há uma crescente procura por produtos que são embalados de forma mais sustentável. Um inquérito feito em 2020 descobriu que 35% dos compradores consideram que minimizar o impacto ambiental é a principal característica que valorizam nas embalagens de produtos frescos. 34% consideram que a funcionalidade das embalagens deve estar em equilíbrio com as preocupações ambientais.

Uma forma de incorporar embalagens sustentáveis passa por utilizar materiais mais biodegradáveis. Exemplos inovadores incluem papel de embalagem semitransparente, resistente ao impacto, resistente à humidade e até mesmo o “antigo” cartão como alternativas ao plástico. Investir em embalagens como estas será crucial para toda a cadeia de fornecimento de produtos frescos nos próximos anos. A redução da rotulagem desnecessária é também uma área que as empresas podem apostar para a redução do uso de materiais. Estima-se que os códigos de barras a laser diretamente nos produtos frescos produzem apenas 1% das emissões de carbono de um rótulo de tamanho semelhante. No entanto, esta tecnologia está longe de estar generalizada e apenas é adequada para certo tipo de produtos.

Outra estratégia para prolongar a frescura ao mesmo tempo que cumpre os objetivos ambientais centra-se na incorporação de embalagens seguras o mais próximo possível da fonte. Se os produtos frescos puderem ser embalados, de forma a proteger a sua frescura, antes de sair da exploração, evita-se a necessidade de se voltar a embalar em vários pontos da cadeia de abastecimento. A Fruit Logistica encara isto como uma grande oportunidade e prevê uma maior expansão da infraestrutura de embalagens interna por parte dos produtores.

Obter a melhor embalagem com um ERP para produtos frescos

Estão aqui as soluções para o enigma das embalagens de produtos frescos, e a tecnologia que irá produzir mais está a mover-se a um ritmo acelerado. Na prática, porém, lançar estes novos métodos sobre toda uma indústria tão grande e diversificada como os produtos frescos é o maior desafio. Com a aceitação da tecnologia, talvez mais lenta, em produtos frescos em comparação com outros sectores alimentares, as empresas podem antecipar-se e integrar novas soluções e processos agora. De longe, a melhor, mais eficiente e mais rentável maneira de o fazer é através da aceitação de uma gestão de recursos empresariais (ERP) para empresas de produtos frescos.

Um ERP alimentar e de bebidas específicos para a indústria fornece uma estrutura de software integrada que permite trazer todos os elementos díspares da sua pilha de tecnologia para uma única plataforma. Fornecer uma única fonte de dados e uma interface unificada permite-lhe tomar decisões com mais confiança e aumentar as receitas com estratégias mais inteligentes. Também permite integrar sem problemas novas tecnologias e processos e expandir a capacidade das suas operações.

O ERP Aptean Food & Beverage Foodware 365 para empresas de produtos frescos ajuda-o a conquistar os desafios atuais da sua indústria. Desde garantir o cumprimento regulamentar com a nossa funcionalidade avançada de rastreabilidade, até otimizar relatórios com a captação e interpretação de dados mais inteligentes, temos todas as ferramentas que o seu negócio de produtos frescos precisa para prosperar.

Quer seja um produtor que procura aumentar as suas capacidades de embalagem no local, um distribuidor que precisa investir em tecnologia de cadeia de frio adequada ou um grossista que quer reduzir o desperdício de plástico ao implementar códigos de barras a laser, o nosso ERP alimentar e de bebidas para produtos frescos vai ajudá-lo a chegar lá.

A nossa solução define o padrão de excelência com uma série de funcionalidades desenhadas e construídas especificamente para a indústria alimentar. Vamos ajudá-lo a alcançar uma transformação digital completa com automação em todo o seu negócio de produtos frescos e sincronização de dados sem paralelo para ajudá-lo a chegar ao próximo nível. Interessado? Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.

Fonte: Foodware 365