dados na industria alimentar

"Dados na indústria alimentar: 4 passos para uma vantagem competitiva"

Dados na indústria alimentar: 4 passos para uma vantagem competitiva

Os dados são cada vez mais importantes. Já o ouvimos um milhão de vezes, mas é verdade. Os requisitos do consumidor na indústria alimentar são altíssimos e, ao mesmo tempo, a necessidade de reduzir custos é imensa. Os alimentos devem ser bons, seguros, saudáveis e assim por diante. Esse é o objetivo! É difícil de alcançar, mas com a ajuda dos dados é possível.

As possibilidades são infinitas ao usar dados, o que pode significar apenas uma coisa: melhor qualidade da comida (saiba o que come), melhor serviço e melhores experiências. Simplesmente porque, com a tecnologia que permite analisar os dados obtém mais informações sobre a cadeia de distribuição. Muito útil! 

Dados na indústria alimentar: 4 potencialidades

Melhores insights sobre a qualidade do produto

A combinação dos dados e das infinitas novas tecnologias permitem-lhe mapear melhor a qualidade do seu produto. Por exemplo, uma empresa produtora de abacates, investiu num sistema com grande quantidades de dados. O que ganhou com isso? Um sistema onde vê no imediato a qualidade do abacate com base numa imagem. Sejamos realistas, este é apenas o começo de tudo o que é possível ao combinar os dados a tecnologias inovadoras.

Prever e planear a produção

A tecnologia de dados pode levar as empresas alimentares a preverem a procura dos seus produtos, tornando a gestão da produção mais eficiente e precisa. Quantos mais dados tiver reunido ao longo dos anos, mais precisa será a sua previsão. A empresa Laban Foods, já trabalha com a ferramenta de Previsão da Procura diariamente, através do software de gestão Foodware 365 . Além das vantagens óbvias, como a redução de custos, a previsão correta da procura e o ajuste da sua produção de acordo com essa previsão reduzem o desperdício alimentar. Por outro lado, pode aconselhar o seu cliente (revendedor) sobre as quantidades necessárias a serem compradas do seu produto.

Elevar o setor industrial ao próximo nível ao partilhar dados

Juntos, pode alcançar mais do que sozinho, o que também acontece quando se fala de dados. Embora a troca de dados possa ser difícil do ponto de vista da proteção, imagine o conhecimento que isso implica e como poderia levar o seu setor ao próximo nível. Exemplo: Melhor uso de camiões meio vazios em diferentes empresas (Smart Logistics). Obviamente, isso só nos torna melhores.

Transparência do campo à mesa

Por último, mas certamente não menos importante, os dados oferecem muitas possibilidades de total transparência (do campo à mesa). O que, entre outras coisas, pode aumentar a disposição dos consumidores para pagar mais por produtos diferenciados, porque têm a certeza da origem do produto devido à total transparência. Por exemplo, pense na carne sem antibióticos.

ERP estável é essencial

Para obter uma visão e informações corretas de gestão, é de grande importância que o ERP da sua empresa seja estável. É a base da sua empresa e deverá funcionar sempre. O seu ERP gera dados e muitos. E você pode alcançar muitos objetivos com esses dados. Com a informação e visão correta, poderá melhorar continuamente. O que significa trabalhar com mais eficiência e crescer.

Gostaria de conhecer em detalhe a solução de gestão para o setor alimentar? A myPartner é fornecedor certificado pela Microsoft em soluções de software de gestão Dynamics 365 Business Central e na solução especializada Foodware 365. Contacte-nos.

Fonte: Foodware365