A importância dos dados para insights no setor da confeitaria


Em todos os setores da indústria alimentar, cada vez mais empresas se estão a adaptar às necessidades do mercado. Simplesmente porque essa adaptação é necessária para manter o negócio vivo. Assim, também é o caso da indústria de doces e confeitaria. Esta indústria inclui o trabalho de produção e fabricação de chocolate, doces e outros produtos à base de açúcar e é caracterizada por um crescimento geralmente estável. Existe uma clara e constante necessidade de continuarem a inovar, respondendo à procura de novos produtos atendendo às crescentes e exatas necessidades dos consumidores. Em suma, um mercado forte que está em constante movimento.

Mais transparência no setor da confeitaria
O movimento constante no mercado força os produtores a adotarem uma abordagem flexível à sua cadeia de distribuição. Devido a questões como o ciclo de vida cada vez mais curto dos doces e outros produtos de confeitaria, e também a inovações contínuas de produtos e embalagens, não é possível criar grandes stocks, exigindo uma necessária flexibilidade por parte dos produtores. Diretamente do consumidor, também há uma pressão para que os produtores se adaptem ao seu portfólio de produção e produtos. Por exemplo, os consumidores desejam alternativas cada vez mais saudáveis que contenham menos açúcar e menos calorias. Outro aspeto importante é a produção sustentável em toda a cadeia, e rótulos como comércio justo e bio estão a aumentar consideravelmente em popularidade. Isso requer um alto grau de transparência dentro da cadeia e verificações de segurança e qualidade por parte do produtor para oferecer essa garantia.

Impacto COVID-19 na indústria da confeitaria
Embora as empresas já possuíssem procedimentos rigorosos em relação à higiene, segurança alimentar e qualidade, a atual crise do Corona obriga as empresas a se adaptarem ainda mais. Linhas de produção equipadas com telas de acrílico, ajustes no percurso dos produtos e funcionários com máscaras faciais, além das redes de cabelo e barba, muitas vezes já presentes, são alguns exemplos de precauções adicionais. Tudo isto enquanto a produção deve continuar como sempre para continuar a responder à procura do mercado.

Importância do insight e precisão na cadeia de distribuição
Devido à situação e medidas atuais, há ainda mais pressão na cadeia de distribuição para continuar a trabalhar com segurança, precisão e eficiência. Matérias-primas, processos e trabalhadores devem ser monitorizados em todas as etapas da cadeia de distribuição. Isto para se evitarem erros e também para assegurar a eficiência da produção. Para isso, todos os sistemas e processos devem estar ligados e integrados digitalmente permitindo o fornecimento de insights atualizados que suportem a gestão de oportunidades e ameaças.

Enfrente os desafios
Com a plataforma “Foodware 365”, poderá responder imediatamente a qualquer alteração no mercado. Todos os processos de negócios estão integrados e simplificados num único sistema de software de gestão, fornecendo dados precisos e completos em tempo real. Está interessado em saber mais sobre as oportunidades para o seu negócio? Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.

Fonte: Foodware365