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Do Papel para um Armazém Digital: 5 Principais Benefícios


Quando decisores de empresas consideram a otimização de processos internos, o elemento que muitas vezes falta, é a compreensão clara dos pontos específicos a melhorar. Existem inúmeros benefícios que são geralmente identificados nas áreas específicas de armazém, business intelligence e área financeira. Aqui, damos conta de 5 benefícios concretos, comuns e que se aplicam a qualquer negócio em qualquer ramo, e que certamente melhoram a qualidade e a eficiência.

1. Operações sem Papel

Esta é provavelmente a melhoria mais visível devido à sua presença física, ou falta dela. A eliminação do papel nos processos de armazém, não só tem impacto na compra de material interno, como também se reflete nos gastos orçamentais para manutenção e administração. As maiores e mais significativas vitórias, quando o papel é substituído por dispositivos de digitalização móvel, encontram-se nas tarefas diárias dos colaboradores.

Os colaborares que executam tarefas fora do armazém também irão beneficiar de um ambiente livre de papel. A validação dos dados no ERP é significativamente mais completa quando o armazém é automatizado. Além disso, o impacto ambiental da sua empresa ao diminuir o uso de papel não pode ser ignorado.

2. Formação Mínima, Colaboradores Mais Eficientes

A formação é um foco importante para os novos colaboradores no que diz respeito a uma solução de armazém digital. A solução digital permite uma rápida integração de novos funcionários. A interface fácil de usar e a lógica intuitiva são essenciais para que os novos utilizadores ou utilizadores temporários sejam rapidamente eficientes.

3. Menos Erros (dispendiosos)

Um desafio típico de um armazém com base no papel é que estão todos a tomar notas, a verificar encomendas ou a guardar itens enquanto escrevem em papel com diferentes níveis de legibilidade. O que resulta muitas vezes em erros desnecessários e custos adicionais para o negócio. Uma solução criada para apresentar dados diretamente do ERP sob uma única plataforma e utilizando apenas um dispositivo de digitalização móvel é uma mais valia para todas as empresas.

4. Processos mais Eficientes

A qualidade dos dados também será aprimorada e a capacidade de utilizar esta informação dentro do negócio é muito importante. Significa que não só os seus colaboradores de armazém serão mais eficientes, como todos os que trabalham com os dados do armazém (Compras, Business Intelligence, Vendas, etc.) terão um fluxo de dados mais harmonioso, mais rápido e mais seguro.

É desafiante aprimorar as funcionalidades mais importantes de uma solução digital de WMS que melhor otimiza a eficiência do armazém, uma vez que depende do workflow do negócio. No entanto, é relevante mencionar que tudo desde receber ordens de compra, selecionar encomendas de vendas e cruzar itens relacionados no ERP, é feito de forma mais eficiente e totalmente automatizada ao utilizar dispositivos de digitalização móvel com software Mobile WMS. O mesmo se aplica à movimentação e à contagem planeada ou não planeada de itens, e muito mais. Além disso, nunca se deve subestimar a agilidade de um sistema Mobile WMS que é capaz de operar offline quando se desloca num grande armazém ou em outras situações em que uma ligação Wi-Fi pode ser um desafio. Esta é uma questão comum para as empresas em crescimento que pode ser facilmente controlada com a Mobile WMS certa, eliminando efetivamente o risco de perda de eficiência durante o tempo de inatividade.

5. ROI a Curto Prazo

Os processos de implementação que são facilmente compreendidos em conjunto com os custos fixos, aumentam a transparência e a capacidade de criar um ROI claro e tangível dentro de uma linha temporal bem definida. Naturalmente, os empresários e decisores procuram soluções que apresentem um retorno positivo do investimento dentro de um período aceitável de tempo. A utilização de dispositivos móveis para otimizar processos, combinada com a melhoria da qualidade dos dados através da implementação de uma solução Mobile WMS traz rapidamente resultados positivos de uma forma muito visível. As melhorias serão visíveis não só através de workflows e processos mais fáceis, como também através da poupança e da racionalização financeira.

A myPartner é fornecedor certificado em soluções de software de gestão Dynamics 365 (ERP, CRM e BI) com larga experiência na implementação de sistemas integrados Microsoft. É também parceiro Tasklet Factory para a implementação da solução Mobile WMS for Dynamics 365 Business Central. Para garantir que a sua organização tem acesso e usufrui da melhor forma das ferramentas mais recentes, partilhe connosco os seus desafios específicos e confie na nossa metodologia de trabalho. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.