powerapps microsoft

"PowerApps Microsoft: Há uma App para isso"

PowerApps Microsoft: Há uma App para isso

Vivemos num momento em que a velocidade dos acontecimentos é estonteante. Queremos as coisas agora, ao menor custo possível e totalmente adaptadas à nossa realidade.

Quantas são as vezes que fazemos tarefas repetitivas, com recursos antiquados e que nos obrigam a refazer todo o processo sempre que é necessário repeti-lo?

O termo “há uma App para isso” tornou-se popular com a evolução  dos dispositivos móveis e atualmente toda a internet se adaptou a esse conceito com a possibilidade de vermos os nossos conteúdos de preferência da forma que bem entendermos (PC, Tablet, Smartphone). 

No mundo dos negócios as mudanças, tendencialmente sempre aconteceram a um passo mais cauteloso no entanto esse paradigma está mudado. A realidade já não permite esperar 3 meses para implementarmos novos processos de negócio apenas porque o sistema de informação é um camião quando só necessitamos de transportar uma mosca.

Aqui entram as ferramentas de Citizen Development. Estas ferramentas permitem a criação de aplicativos com volume de código reduzido e a distribuição dos mesmos de forma bastante mais acelerada. 

PowerApps Microsoft: apps para processos isolados

A Microsoft desenvolveu a plataforma PowerApps de forma a permitir que as empresas criem Apps para processos isolados sem terem de depender dos sistemas monolíticos como um ERP ou CRM.

•    Folhas de Excel;

Muitas vezes as soluções utilizadas pelos colaboradores passam por várias artimanhas de forma a reduzir custos e permitir o chamado “get the job done”:

•    BDs Access;

•    Folhas de Papel;

•    Chutar o trabalho para um estagiário :).

Este paradigma dificulta, em vários aspetos importantes, a execução, com sucesso de um processo. Alguns exemplos são:

•    Comunicação;

•    Rastreabilidade;

•    Mobilidade;

•    Segurança;

Com o PowerApps é possível criar Apps que integram com vários sistemas mas com impacto reduzido na alteração dos mesmos e valor acrescentado para a organização.

Um exemplo clássico é a gestão de bens eletrónicos como computadores ou smartphones. 

Utiliza-se o Excel e mais uma vez “it get’s the job done”, mas da mesma forma que uma bicicleta e um carro leva-nos do ponto A ao ponto B, a forma como o processo acontece é totalmente distinta.

Efetuemos o seguinte comparativo:

Cada organização está repleta de pequenos processos que sendo otimizados permitem melhorar a eficiência da empresa, reduzir custos e aumentar produtividade. Afinal de contas as empresas existem é para ganhar dinheiro, certo?

PowerApps é uma plataforma que dá às empresas flexibilidade para terem soluções com custo, complexidade e risco reduzidos.

Quer ter um exemplo concreto para que serve o PowerApps? Preencha o formulário e aceda ao webcast gratuito Controle de Frota via PowerApps aqui

Estamos numa altura em que a construção de serviços que permitem efetuar processos de negócio já não está limitada à construção de aplicações complexas, custosas e morosas.