É verdade que as soluções de CRM já existem há muito tempo para apoiar as organizações nos seus processos de Vendas, de Apoio ao Cliente ou Marketing.
Também é verdade que existe um histórico de insucesso e abandono dessas mesmas soluções, independentemente do fornecedor de software.
Assim, sabendo isto, porque é que o CRM deve ser uma prioridade para o seu negócio e quais são as dificuldades a que deve estar atento para garantir o sucesso da adoção para que a sua organização beneficie realmente de uma solução de CRM.
Assim, o primeiro passo é avaliar cuidadosamente os “sintomas” que podem indicar que uma
solução de CRM seria uma mais-valia e boa trunfo para potenciar o seu negócio:
- Base de clientes em crescimento: Se as interações com os clientes estão a aumentar,
a informação dos clientes está dispersa pelos vários sistemas e a sua equipa tem dificuldade em ter uma visão clara e completa dos clientes, um CRM pode consolidar e
organizar esta informação e ajudar a gerir e acompanhar estas relações de forma mais
eficiente. Um sistema de CRM centraliza os dados dos clientes, permitindo-lhe compreender as suas preferências, histórico e interações. Este conhecimento permite
uma comunicação personalizada e um melhor serviço ao cliente, ajudando-o a
aumentar as vendas. - Processos de vendas complexos: Se o seu ciclo de vendas envolve várias fases e a sua
equipa tem dificuldade em manter processos estruturados e consistentes, uma
solução de CRM pode:
a. simplificar a gestão de contactos;
b. melhorar a gestão do pipeline de vendas;
c. automatizar a introdução de dados e tarefas;
d. fornecer informações críticas através de IA;
e. analisar dados históricos e tendências, fornecendo previsões de vendas mais exatas;
f. melhorar as taxas de conversão e consequentemente as vendas; - Conheça o seu cliente: Se pretende personalizar a comunicação e oferecer experiências à medida dos clientes, um CRM é essencial. Ao compreender o comportamento e as preferências dos clientes, pode efetuar cross-sell e up-sell de produtos ou serviços, aumentando as vendas.
- Colaboração de vendas, serviços e marketing: Se as suas equipas de vendas e marketing precisam de uma melhor colaboração, com uma visão clara do serviço ao cliente, um CRM pode colmatar a lacuna.
Se tiver pelo menos uma das razões acima mencionadas, então um CRM deve ser uma
prioridade para a sua empresa, sem dúvida!
Depois de decidir adotar uma solução de CRM, a organização deve decidir quais os objetivos a atingir e como medi-los, pois, isso ajuda a monitorizar a adoção e a avaliar se o sucesso está a ser alcançado. Aqui estão os 3 principais objetivos mais comuns:
- Falta de objetivos claros: Antes de mergulhar na implementação do CRM, defina os seus objetivos. Perceba porque é que precisa de um CRM, que problemas irá resolver e o que pretende alcançar.
- Compromisso deficiente: Envolva a sua equipa a todos os níveis. O seu envolvimento é crucial para uma implementação sem problemas. Escolha a sua equipa de implementação com base nas suas capacidades e não nos seus cargos.
- Resistência à mudança: Ultrapassar a familiaridade com processos instalados pode ser difícil. Adote uma interface simples e conceba fluxos de trabalho que sejam fáceis e rápidos. Seja paciente e aposte na formação contínua.
Por fim, é importante compreender quais são as principais dificuldades na adoção de soluções
CRM e o que as faz falhar, para garantir que consegue ultrapassá-las.
- Falta de objetivos claros: Antes de mergulhar na implementação do CRM, defina
os seus objetivos. Perceba porque é que precisa de um CRM, que problemas irá resolver e o que pretende alcançar. - Compromisso deficiente: Envolva a sua equipa a todos os níveis. O seu envolvimento é crucial para uma implementação sem problemas.
Escolha a sua equipa de implementação com base nas suas capacidades e não nos seus cargos. - Resistência à mudança: Ultrapassar a familiaridade com processos instalados pode ser difícil. Adote uma interface simples e conceba fluxos de trabalho que sejam fáceis e rápidos. Seja paciente e aposte na formação contínua.
- “Sponsorship” insuficiente: O patrocínio e compromisso dos elementos executivos da organização é fundamental e o seu envolvimento contínuo é crítico.
Além disso, a transição para um novo sistema exige um compromisso de cima para
baixo. - Qualidade de dados: Dados imprecisos ou incompletos afetam e comprometem a eficácia do CRM, porque descredibilizam a solução, causam transtorno diário aos utilizadores podendo até ter impacto externo na relação com os clientes.