"Uma Logística Forte Como Fator Diferenciador"

Uma Logística Forte Como Fator Diferenciador

Logística, uma palavra muitas vezes confundida com o simples transporte de um determinado Produto. Contudo, com o avanço das tecnologias, essencialmente o ERP, acaba por se tornar em um dos maiores aliados do tecido empresarial português.

O Business Central e o seu módulo de Logística, torna possível uma Gestão de Armazém simples, standard e flexível à complexidade da empresa. Como? Simples:

Primeiro, é possível ter vários Armazéns (internos e externos), para um controlo mais rigoroso a nível de stock. Algo essencial, especialmente para quem lida com muitos processos de subcontratação.

Segundo, cada Armazém criado no sistema, pode ter o seu próprio nível de complexidade. Para tal, iremos dividir em três cenários possíveis:

  1. Se uma empresa tiver um Armazém em que não existe necessidade de um elevado processo logístico, então poderá optar por algo menos complexo, em que os documentos a serem trabalhados, serão as respetivas Encomendas de Compra, Venda e Ordens de Transferência. Desta forma, garantimos um processo simples, mas que irá permitir na mesma um controlo sobre os Produtos movimentados;
  2. Existe uma equipa de Compras, Vendas e Logística. Isto leva à necessidade de que os colaboradores trabalhem em sintonia, mas em documentos separados, visto existirem timings e informações sensíveis dedicadas a cada área. Para tal, é possível indicar no ERP que o Armazém passará a ter um documento de Receção (associado a uma Encomenda de Compra, mas com informação apenas dedicada ao transporte do Produto) e de Envio (o mesmo conceito da Receção, mas aplicado à Encomenda de Venda);
  3. O Armazém tem uma equipa totalmente dedicada aos processos logísticos, assim como um layout de armazenamento para os diferentes tipos de Produtos. Neste último cenário, estamos a falar de um nível elevado de complexidade. Isto significa que no sistema iremos ter configurado um Armazém com vários processos logísticos, assim como as diferentes Zonas do Armazém e as respetivas Estruturas de Armazenamento (Contentores, Estantes e entre outros), assim como Receções e Arrumações (ou seja, os Produtos recebidos pela Encomenda de Compra, irão ser descarregados no Cais, para Pesagens ou Controlos de Qualidade, através do documento de Receção, mas posteriormente, é necessário armazenar numa parte especifica do Armazém, através do documento de Arrumação). Adicionalmente, iremos também ter o processo de Expedição, através da Recolha (documento interno logístico, em que o sistema irá indicar em parte do Armazém está o Produto a ser recolhido) e por fim, o Envio de Armazém.  

Automatismo, o próximo passo.

O Automatismo é o caminho para o futuro e este poderá ser aumentado através de muitas outras funcionalidades oferecidas pelo Business Central. Por exemplo, a empresa poderá controlar as dimensões de um Produto e validar se os locais onde irá ser armazenado correspondem às mesmas, garantindo desta forma um controlo mais acertado.

Adicionalmente, o sistema poderá ser configurado para sugerir os melhores espaços para os Produtos serem colocados, de forma a aumentar a produtividade e o auxílio aos colaboradores.

Produção & Logística, uma relação duradoura.

O módulo em questão é bastante versátil, logo, empresas que tenham algum tipo de processo de Produção, poderão também dar uso ao mesmo, mesmo que seja a nível interno. As Recolhas previamente faladas, poderão ser executadas de forma a garantir que qualquer tipo de Matéria-Prima a ser utilizada numa Produção, possa ser recolhida e colocada na linha de produção, pronta para ser usada, diminuindo significativamente a taxa de erro na seleção das mesmas. Nos dias que decorrem, nunca a satisfação do cliente foi tão importante. Além da qualidade de um Produto, o tempo que este demora a chegar a quem o comprou, influencia elevadamente o nível de apreciação. Um bom planeamento, desenho e execução dos processos de Logística e Gestão de Armazém no Business Central, podem levar a uma vantagem competitiva em qualquer tipo de mercado.