Exchange Online. O que é? Vantagens e Planos Disponíveis

"Exchange Online. O que é? Vantagens e Planos Disponíveis"

Exchange Online. O que é? Vantagens e Planos Disponíveis

O Exchange Online é um serviço de e-mail corporativo alojado na cloud desenvolvido pela Microsoft que engloba todas as funcionalidades do Microsoft Exchange Server. Destaca-se pela possibilidade de integrar vários produtos da Microsoft, como por exemplo email, calendário, contatos e tarefas, tornando-o uma solução ideal para todas as empresas nas mais variadas áreas de negócio.  

Comparado com outros serviços de e-mail, o Exchange Online destaca-se pela possibilidade de aceder a partir de qualquer dispositivo de forma sincronizada, mesmo que longe da empresa, o alto nível de segurança das caixas de e-mail e a facilidade de partilhar e trocar informação na organização.   

As vantagens do Exchange Online

São inúmeras as vantagens deste serviço de e-mail corporativo. Partilhamos 10 bons motivos para adotar o Exchange Online da Microsoft na sua organização:

  1. Acesso ao e-mail em qualquer lugar 
    Os utilizadores do Exchange Online podem aceder rapidamente ao seu e-mail corporativo de forma simples, no dispositivo que desejarem (sem necessitar de uma VPN), melhorando a sua agilidade e produtividade.

  2. Segurança  
    Fruto dos inúmeros ataques, cada vez mais comuns, torna-se necessário uma solução que possa garantir a proteção necessária dos dados. O e-mail Exchange Online possui um filtro anti-spam e anti-malware focado na proteção das caixas de correio, evitando a entrada de conteúdo malicioso. Os dados ficam arquivados e retidos na cloud da Microsoft.  

    O Exchange Online possui uma proteção automática sempre ativa. Especialistas de segurança monitorizam o Exchange Online 24h por dia, 7 dias por semana, de modo a salvaguardar os dados.
  1. Fiabilidade e disponibilidade 
    Os datacenters da Microsoft são projetados para fornecer 99,999% de disponibilidade, para atender às necessidades de serviço e SLAs do cliente. A Microsoft investe significativamente nas operações globais, gestão, redes e sustentabilidade de instalações que oferecem serviços 24x7x365.

    Mantenha o acesso ao e-mail durante e após emergências e simplifique a administração de ambientes de e-mail com a ajuda da Proteção do Exchange Online implementada na rede global de datacenters da Microsoft. 

    A rede de datacenters, cuja carga é distribuída a nível global, ajuda a assegurar um tempo de atividade de rede de 99,999%. 

    Por exemplo, se um datacenter ficar indisponível, as mensagens de e-mail são automaticamente reencaminhadas para outro datacenter sem qualquer interrupção no serviço. Os servidores em cada datacenter aceitam mensagens, fornecendo uma camada de separação entre a sua organização e a Internet, reduzindo assim a carga nos servidores. Através da rede altamente disponível, a Microsoft pode assegurar que esse e-mail chega à sua organização.
  1. Fácil manutenção  
    Simplifique os ambientes de TI ao reduzir a necessidade de aplicações e servidores de segurança de e-mail internos. 

    O centro de administração do Exchange Online, permite a gestão da organização com eficiência através de uma interface de fácil utilização baseada na Web Browser. A Microsoft fornece de forma automática patches de segurança de produtos sem qualquer intervenção dos utilizadores ou administradores. Além dos patches de segurança está também garantida a otimização dos produtos. 

    Atualizações automáticas significam menos tempo de manutenção e mais tempo dedicado ao crescimento do negócio.
  1. Dimensão das caixas de correio  
    Um dos grandes benefícios do Microsoft Exchange Online é a dimensão das caixas que correio que deixam literalmente de ser um problema. O Microsoft Exchange Online permite armazenar conteúdo nas caixas de correio até 99 GB, enviar e-mails até 150 MB de tamanho e criar um arquivo com expansão automática e de grandes dimensões, na cloud com o Arquivo de Exchange Online

    Com este serviço, é possível a criação de caixas de e-mails partilhadas e listas de distribuição, de forma gratuita, com uma capacidade de 50GB. 
  1. Integração no Outlook 
    A integração com o Outlook proporciona uma melhor experiência de e-mail na gestão da caixa de correio permitindo o acesso offline. 

    O serviço webmail para acesso ao e-mail é completamente diferenciado, com muitos recursos, extremamente estável, prático e fácil de utilizar.  
  1. Prevenção de partilha de dados confidenciais  
    O Exchange Online possui a possibilidade de configurar várias políticas DLP (Data Loss Prevention) de acordo com as diretrizes de cada empresa, protegendo os colaboradores contra a partilha indevida de dados confidenciais. 

    Um fator chave na robustez de uma solução DLP é a capacidade de identificar corretamente o conteúdo confidencial ou restrito que pode ser exclusivo da sua organização, cumprir necessidades regulamentares, de geografia ou outras necessidades de negócio. O Exchange Online consegue fazer esta identificação usando uma nova arquitetura para análise de conteúdo, juntamente com critérios de deteção estabelecidos por meio de regras das políticas DLP. Ajudar a evitar a perda de dados no Exchange Online depende da configuração correta das regras do que é classificado como informação confidencial para que seja assegurado um alto grau de proteção, minimizando a interrupção inadequada do fluxo de e-mail. 
  1. Filtros de SPAM  
    A Proteção do Exchange Online (EOP) protege as empresas contra spam, malware e outras ameaças de e-mail. A EOP usa tecnologia patenteada antispam para ajudar na obtenção de taxas de alta precisão. Todos os e-mails são verificados através de 5 filtros diferentes de SPAM, com uma taxa de sucesso de 100% dos vírus conhecidos bloqueados e 99% de spam interrompido. 

    O EOP fornece filtros de spam em todas as mensagens de entrada e no envio de mensagens, de forma a evitar falsificações, mantendo a organização fora das listas negras e protegendo não só as empresas como os seus destinatários.  

    A Proteção do Exchange Online (EOP) é ativada automaticamente mas é possível modificar configurações específicas e criar políticas anti-spam personalizadas, que podem ser aplicadas de forma granular dentro da organização.
  1. Autenticação Multi-Factor  
    Uma das melhores formas de impedir que outros utilizadores não autorizados acedam a uma conta é o recurso à autenticação multi-factor. No Exchange Online, o MFA pode ser ativado para todos os utilizadores ou para apenas alguns cujas caixas tenham conteúdo mais sensível.  

    Esta autenticação permite verificar a identidade do proprietário da caixa de correio usando mais do que apenas o nome de utilizador e password. Com este método, os utilizadores precisam de validar a sua identidade através de uma opção alternativa, como uma chamada telefónica para um número validado, mensagem de texto ou notificação num dispositivo móvel. Só é permitido o acesso após as duas validações terem sido efetuadas com sucesso. Esta autenticação requer licenciamento adicional.
  1. Conformidade
    Todos os serviços fornecidos pelo Exchange Online são devidamente certificados e cumprem com os termos e padrões internacionais, como da ISO 27001, das Cláusulas do Modelo da União Europeia, do Acordo de Associação Empresarial da Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA BAA) e so FISMA, bem como, regionais e do setor, com mais de 1000 controlos de privacidade e segurança.  

    A Microsoft é auditada por entidades externas que certificam o seu cumprimento.  

Serviços e Planos Exchange Online disponíveis 

Com o serviço Exchange Online as empresas podem armazenar, proteger e gerir as suas contas de e-mail com um baixo custo mensal. Não necessita de hardware ou software para instalar, gerir e manter, o que minimiza o investimento inicial e reduz a necessidade de aplicações e servidores de segurança de e-mail internos. 

O Exchange Online é licenciado através de um modelo de subscrição em que cada utilizador precisa de uma Licença de Subscrição de Utilizador (USL). Estão disponíveis três tipos de subscrição:

  • Exchange Online Kiosk 
  • Exchange Online (Plano 1)  
  • Exchange Online (Plano 2) 

Estas subscrições podem ser compradas individualmente ou como parte de um plano do Microsoft 365 que inclui o SharePoint Online, o Microsoft Teams e o Microsoft 365 Apps para Grandes Empresas. 

Os serviços do Exchange Online incluem os principais recursos: 

  • Capacidade da caixa de e-mail  
  • Proteção anti-spam e anti-malware 
  • Acesso ao centro de administração do Exchange
  • Replicação de caixa de correio em datacenters 
  • Fluxo de e-mail seguro 
  • Relatórios e ferramentas para resolução de problemas 
  • Regras de caixa de entrada 
  • Colaboração 

Plano individual do Exchange Online 

Exchange Online Kiosk 

É uma solução de menor custo para cenários muito específicos de utilizadores com um perfil esporádico de acesso, como por exemplo as equipas móveis. Esta licença apresenta algumas limitações de recursos, comparativamente ao Plano 1 e 2 do Exchange Online. 

Exchange Online Planos 1 e 2 

Principais Recursos Plano 1 Plano 2 
Capacidade da caixa de e-mail 50GB 100GB 
Outlook na Web, Outlook para iOS e Android1, Exchange ActiveSync e SMTP Sim Sim 
Arquivo  Local Cloud  
Antispam e antivírus Sim Sim 
Prevenção de perda de dados (DLP)  Não Sim 

Planos do Microsoft 365 com Exchange Online 

O Plano 1 do Exchange Online faz parte dos planos Microsoft 365 Business Essentials, Business Premium e E1. 

O Plano 2 do Exchange Online está disponível nos planos Microsoft 365 E3 e E5. 

Podemos ajudar?

myPartner é parceiro integrador Microsoft habilitado a implementar soluções de software de gestão desde 2004. Gostaria de analisar a adoção do Exchange Online na sua organização? Partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa com a myPartner.