erp gestao de custos

"Gestão de Custos e ERP: o desafio de definir o custo standard"

Gestão de Custos e ERP: o desafio de definir o custo standard

O custo standard é um dos métodos de custo utilizados pela contabilidade interna de uma empresa, em que os valores estão pré-definidos. Esta ferramenta representa um grande progresso na gestão de custos de uma empresa, uma vez que permite gerir os custos tanto dos produtos como dos serviços de maneira antecipada.

Este sistema de custo é bastante adequado para empresas que têm operações recorrentes com custos e quantidades habituais. Facilita o planeamento e a criação de orçamentos e é uma excelente opção para poupar tempo, sendo que, evita a recolha de custos reais e permite otimizar o processo. 

ERP gestão de custos: forma mais adequada para definir o custo standard

No entanto, surge uma questão, qual a maneira mais adequada para definir o seu custo standard?

Para criar um custo standard é importante ter em atenção todos os seus elementos, todos os gastos que advêm do processo de elaboração de certo produto ou serviço. Componentes a ter em conta são o material, custos de capacidade e custos de subcontratação. 

A maneira ideal de calcular é fazer uma análise do histórico de custos recorrentes do processo completo, analisar etapa a etapa e definir com base nestes a sua estimativa. 

As despesas de material incluem custos diretos, relacionados com as faturas de matérias-primas adquiridas e com o custo de produção, e custos indiretos, como a manutenção após o terminada a mesma.

Os custos de capacidade referem-se aos salários e outras recompensas relacionadas com a mão de obra, assim como os gastos associados às máquinas.

Por fim, existem ainda os custos de subcontratação, em que se compreende as despesas com serviços prestados por fornecedores ou em outsourcing.

Estando o custo standard definido, este fica estagnado e só é atualizado quando, se registam os custos reais e se verifica, após serem feitas análises, discrepâncias que justifiquem então que se faça uma reavaliação ao mesmo. Possibilitando ainda avaliar indiretamente tanto o desempenho das tarefas, como dos seus responsáveis.

Microsoft Dynamics 365 Business Central e o custo standard

Microsoft Dynamics 365 Business Central é um grande apoio ao cálculo e ajuste do custo standard. Podemos de maneira bastante imediata e eficaz usar a funcionalidade “Folha de Custo Padrão” para obter o custo atual e o novo. Onde o primeiro é o que estava definido e o segundo é o que o sistema calcula com base em todos os elementos disponíveis do processo produtivo. 

Desta forma, é possível existir uma comparação para facilitar a tomada de decisão da respetiva implementação do novo custo standard.

Microsoft Dynamics 365 Business Central oferece então uma solução bastante intuitiva para atualizar o custo standard, sem o ter de fazer manualmente. Saiba mais sobre as nossas soluções. Preencha o nosso formulário e agende uma conversa ou demonstração. Confie no nosso know how.