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"ERP e gestão de compras: como simplificar o planeamento de compras"

ERP e gestão de compras: como simplificar o planeamento de compras

Regularmente o planeamento de compras ou aquisições é feito offline, em Excel ou ferramenta semelhante. Se a empresa exige olhar para o futuro com meses de antecedência – que é o caso mais comum hoje em dia – esse processo pode ser demorado e intimidador.

Uma forma de simplificar os processos subjacentes ao planeamento e à gestão de compras – ao mesmo tempo que os torna mais confiáveis ​​- é trabalhar com o ERP Dynamics 365 Business Central. 

ERP Dynamics 365 Business Central: gestão de compras

Para responder às dificuldades de planeamento do departamento de compras, o Dynamics 365 Business Central apresenta a Folha de Requisições, sendo esta uma excelente solução para empresas que desejem optimizar e agilizar este processo. A Folha Requisições permite: 

  • Calcular um plano de encomendas atualizado, preciso e detalhado, tendo em conta a procura dos produtos;
  • Gerir as unidades de stock reabastecidas por transferência e criação das respetivas transferências entre armazéns; 
  • Consultar a rastreabilidade das necessidades/sugestões apresentadas.

A Folha de Requisições é, assim, utilizada para calcular o plano de reaprovisionamento de um ou vários produtos. Dentro desta folha, existe a funcionalidade de “Calcular Plano Acção” que irá analisar a situação de procura e oferta dos produtos, de forma a calcular o saldo disponível projetado (Existências + Receções Programadas + Receções Planeadas – Necessidades Brutas). As Necessidades Brutas poderão advir de Encomendas de Venda, Ordens Montagem, Ordens Produção e/ou Ordens Transferência. Tendo em conta o saldo disponível projetado são apresentadas as necessidades líquidas dos vários Produtos, com bases nos parâmetros de reaprovisionamento definidos.

Ações sugeridas pelo sistema

As possíveis ações sugeridas pelo sistema são: 

  • Criação de novas encomendas compra ou ordens transferências; 
  • Cancelamento de encomendas/ordens por eliminação de necessidade;
  • Alteração de quantidades por modificação de necessidade.

O utilizador poderá indicar por linha se pretende, ou não, aceitar a sugestão da aplicação. Caso pretenda, o utilizador poderá editar manualmente a sugestão do sistema (alterar o fornecedor, as datas da encomenda, localização onde será realizada a entrega, entre outros).

O objetivo primário desta funcionalidade é, desta forma, produzir sugestões precisas e exatas para ajudar o comprador a fazer pedidos eficientes e manter quantidades suficientes em stock para responder às necessidades.

Benefícios da Folha de Requisições

A utilização da folha de requisições como ferramenta de planeamento de compras trará benefícios à empresa e funcionários quer seja numa ótica de gestão de tempo com atividades administrativas, quer seja no sentido de optimizar a gestão de stock garantindo que a quantidade em inventário corresponde exatamente aquela que é necessária à atividade da empresa. Ajudará a garantir que a empresa está mais bem posicionada para atender às necessidades e aspirações dos clientes, melhorar ou proteger o fluxo de caixa e incutir uma linguagem comum e melhorar a forma de trabalhar internamente para tornar o processo de compra o mais produtivo possível. Em última análise, boas compras podem agregar grande valor a uma organização, construindo relacionamentos eficazes com os seus respetivos fornecedores.

Para garantir que a sua organização usufrui da melhor forma do sistema integrado de gestão empresarial Microsoft Dynamics 365 Business Central ganhando vantagens competitivas e preparando-se hoje para os desafios de amanhã, partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.