"O investimento em NAV permitiu-nos ter um armazém centralizado e entregar diretamente ao cliente"

Serafim Fonseca, Diretor Informática IMPETUS
Caso de Sucesso
IMPETUS
12.10.2015

Caso de Sucesso: IMPETUS

Necessidade
A Impetus Portugal – Têxteis, situada em Barqueiros (Barcelos), fundada em 1973, integra um Grupo industrial com forte expressão no sector têxtil. O Grupo emprega mil pessoas, com uma produção anual de 10 milhões de peças.

A Impetus é uma marca emblemática na têxtil portuguesa com o mesmo nome, seguindo uma estratégia de inovação. Tem como mercado principal a Europa, mas está presente também na América e Ásia exportando 95% da produção. Além de Portugal tem filiais em 4 países e representantes em vários outros. Chegar primeiro que a concorrência às lojas, cumprir prazos de entrega, manter elevados níveis de qualidade com a máxima eficiência logística são necessidades que conhecem bem. 

A Impetus, como multinacional que é, necessitava de ter em simultâneo um sistema centralizado e passível de localização para os vários países em que tem presença direta. Decidiu investir num ERP multi-país e multi-língua, capaz de responder aos requisitos do sector da moda.

Solução
Microsoft Dynamics NAV, associado ao Pebblestone Fashion, respondia a vários requisitos relevantes para a Impetus. Era multi-país, multi-língua e com suporte local, podendo responder em simultâneo à necessidade de uniformização global e à capacidade de cada filial trabalhar no seu próprio idioma. Por outro lado, respondia à necessidade de gestão das coleções, de pré-venda e de tratamento dos produtos a nível de cor e tamanho. “Trabalhamos com uma matriz de cor e tamanhos, em que cada produto pode ter associados vários tamanhos e cores distintas, que é primordial para este tipo de indústria. O Pebblestone Fashion permite-nos responder a essa realidade sem problemas”, especifica Serafim Fonseca.

Ao passar a existir um sistema comum na Sede e nas suas filiais, várias coisas mudaram. Passou a existir uma única base de dados de produtos, clientes e encomendas, a que as distintas filiais acedem. Os processos de negócio de venda (Presales e Repetições) passaram a estar acessíveis aos vendedores das filiais de Portugal, Espanha e França através dos seus equipamentos móveis. Esta solução foi implementada usando o cliente Web do Dynamics NAV e com isto a IMPETUS retirou enormes mais-valias:
– os erros passaram a ser residuais,
– possibilidade de seleção dos produtos disponíveis, sem margem para troca de referências,
– maior facilidade de resposta perante o cliente 
– integração imediata das Encomendas no sistema central na Sede eliminando a necessidade de aguardar pela data de cutoff para apuramento das quantidades pedidas pelo mercado, 
– total eliminação de papel

A nível logístico houve também a centralização do processamento das encomendas num novo armazém central na sede que passou a distribuir as encomendas, das diferentes subsidiarias, diretamente para os clientes finais. Este último ponto teve elevado impacto no negócio pois permitiu reduzir o tempo de entrega aos clientes.“Antes tínhamos armazéns em diferentes países, para onde eram encaminhadas em bloco as encomendas para redistribuir aos clientes. Tínhamos uma logística pesada e perdíamos duas a três semanas com esse processo. Como sabemos, o tempo, o serviço e a resposta a prazos são fatores críticos neste negócio”, sublinha Serafim Fonseca. E acrescenta: “na sequencia do investimento no Microsoft Dynamics NAV, recebemos as encomendas da filial indicando quem é o cliente final, a data de entrega e a morada e enviamos diretamente ao cliente em nome da subsidiária. Com isso diminuiu-se não só o erro, por se ter eliminado processos intermédios com intervenção manual, como o tempo de entrega, porque não há empacotamento em volume para posterior desempacotamento”. Além deste ponto, o sistema prevê, através do módulo Intercompany, que ao ser expedida a encomenda, seja logo emitida a fatura em nome da filial correspondente, dando em simultâneo origem a um processo de faturação interno à filial.

Ao mesmo tempo, a centralização num único armazém permitiu mudar o processo de gestão do stock próprio. Passou a ser gerido centralmente permitindo entregar os produtos a quem de facto estiver a vender mais. Os resultados são a redução de risco, o aumento potencial de saída dos produtos e a redução de stock global. Finalmente e ainda ao nível do armazém foram introduzidas mais valias potenciadas pelo investimento em tecnologia Microsoft, com uma informatização total, baseada na integração da solução myWMS de Warehouse Management desenvolvida pela myPartner e totalmente integrada com o Dynamics NAV eliminando a necessidade do papel. Serafim Fonseca esclarece que há um processo de backoffice que faz a gestão das encomendas a serem enviadas, sendo que o próprio sistema sugere as entregas mediante um conjunto de critérios previamente definidos (data de entrega, prioridade cliente, nível de serviço por produto/cor, …). A partir desta simulação, esta informação é enviada para PDTs (Portable Data Terminals) no armazém. Com recurso a estes dispositivos móveis, os operadores fazem a recolha da mercadoria, seguindo as indicações fornecidas de localização da mesma com a rota ótima (corredor e prateleira).À medida que é feita a expedição, os produtos, saem de stock, são empacotados e estão prontos para entrega. Anteriormente o processo era manual e baseado em papel. A integração via EDI com os seus maiores clientes está garantida.

Benefícios
A mudança de ERP foi finalmente acompanhada pela centralização na sede da infra-estrutura de suporte a nível de informática, sendo o acesso dos vários países feito via web.O Dynamics NAV passou a ser o suporte integral de todo o ciclo comercial e logística da operação da marca IMPETUS. Adicionalmente, o suporte contabilístico/financeiro das diferentes subsidiárias também passou a ser gerido no Dynamics NAV.

O processamento salarial de todas as pessoas em Portugal passou a ser executado no Add’on NAVHR também implementado pela myPartner.O projet o permitiu encerrar os armazéns locais nas diversas filiais e centralizar toda a operação logística na sede. Esta operação permitiu a redução de custos bem como de aumento de eficiência, pela capacidade de gerir as entregas ao cliente final a partir de um único ponto. 

O módulo Intercompany permite por um lado a gestão centralizada de todas as operações logísticas e comerciais mas ao mesmo tempo a gestão das diferentes questões legais por país nas áreas financeiras.

Vários processos operacionais eram repetidos por filial (criação produtos, mapas de vendas por coleção e outros) e deixaram de ser necessários, fruto da partilha da mesma informação na mesma base de dados.

“Estamos satisfeitos com o investimento, que correspondeu às nossas expectativas e nos permite suportar a evolução do negócio”, diz Serafim Fonseca.


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