"Transformação e inovação na cadeia de abastecimento no setor da moda"

Transformação e inovação na cadeia de abastecimento no setor da moda

A digitalização na cadeia de abastecimentos

A cadeia de abastecimento para empresas de vestuário é frequentemente confrontada com desafios únicos resultantes da internacionalização, da evolução do ciclo de tendências e da procura dos consumidores por qualidade e transparência. Há também a necessidade de reduzir as perdas e aumentar os lucros num mercado de moda e vestuário cada vez mais competitivo.

O relatório State of Fashion 2018, divulgado pelo The Business of Fashion e pela McKinsey, revelou que um dos maiores desafios que as empresas de moda deverão enfrentar nos próximos anos é a digitalização e melhoria da cadeia de abastecimentos. 75% dos executivos inquiridos confirmaram que a Inteligência Artificial (IA) será implementada em algumas divisões das cadeias de abastecimento das suas empresas. Espera-se que a implementação alcance maior flexibilidade nesta nova era e em rápida evolução.

Flexibilidade na cadeia de abastecimento

A inovação na cadeia de abastecimento afeta todos os processos de uma empresa, e a automação de certos processos no sistema da cadeia de abastecimento pode ajudar a aumentar a eficiência e permitir que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças. Os sistemas ERP agilizam as principais funções, tais como a financeira, as compras e a produção, permitindo-lhe gerir essas operações com o toque de um botão.

As ferramentas de monitorização e interpretação de dados podem permitir que as empresas reajam às novas tendências de maneira ágil. Um exemplo de uma situação que precisa de uma reação rápida é a necessidade de aumentar a produção de um produto específico que se tornou uma sensação da noite para o dia como resultado de uma campanha de lançamento de produto bem-sucedida ou, de um post viral nos meios sociais. Esta situação é comum para empresas do setor de retalho, mas só pode ser resolvida em tempo útil e com pouco impacto por meio de invoção na cadeia de abastecimento. Marcas de moda como a Zara recorrem à análise de dados para manter a sua cadeia de abastecimento ágil e criar roupas inspiradas na passarela numa questão de semanas.

Transparência e qualidade na cadeia de abastecimento

A procura dos consumidores por transparência e qualidade levou à necessidade de mudanças na cadeia de abastecimento. Essa mudança é impulsionada por um comprador cada vez mais diligente e socialmente responsável. Tragédias como o colapso do edifício Rana Plaza no Bangladesh, que abrigava trabalhadores que produziam roupas para marcas de moda globais, destacaram as condições opressivas pelas quais muitas peças de roupa são feitas. Como resultado, métodos que rastreiam e documentam todos os níveis da cadeia de abastecimento estão a emergir. Soluções como blockchain estão a ser usadas para tornar as práticas da cadeia de abastecimento mais transparentes tanto para as marcas como para os consumidores.

Adaptação às mudanças nos ciclos de compra do consumidor

Os meios sociais levaram à necessidade do imediatismo. As marcas de moda tiveram de se adaptar à mentalidade “veja agora, compre agora” do sempre exigente consumidor. Neste sentido, muitas empresas têm avançado com a sua monitorização de produtos com o uso de sistemas ERP (software de gestão) criados para a indústria de moda e vestuário, o que lhes permite reunir amostras antes do lançamento e controlar o seu stock.

Com a ajuda das ferramentas de rastreamento de amostra, é possível que a cadeia de abastecimento das empresas de vestuário funcione de forma eficaz. As marcas podem medir a popularidade de um produto e prever a procura antes das coleções completas cheguem ao mercado. Esta estratégia permite projeções mais precisas das necessidades de produção, otimização de recursos e redução de perdas potenciais. 

A myPartner é parceiro certificado Microsoft para a implementação de soluções de software de gestão para o setor da moda, Dynamics 365 Business Central for Fashion. O ERP da Microsoft desenvolvido para responder aos desafios do setor. A solução é modular e dispõe de diferentes funcionalidades transversais à área de produto, logística, vendas, compras, produção e retalho. Gostaria de saber mais? Agende um conversa através do email mymarketing@mypartner.pt.


Fonte: K3 Business Technologies