"8 Competências Essenciais para Profissionais de Marketing"

8 Competências Essenciais para Profissionais de Marketing

Como profissional de marketing, sente-se confiante de que as técnicas que mais utilizou no passado são as que o ajudarão a ter sucesso hoje? Num mundo em constante mudança, as competências necessárias para o sucesso do marketing também estão a mudar. Neste artigo, iremos explorar oito das competências essenciais para os profissionais de marketing.

Devido à rápida mudança que o mundo está a sofrer, os profissionais de marketing têm-se questionado sobre quais as competências que precisam de obter ou manter para acompanhar a evolução das preferências do cliente e assim alcançar o sucesso. Aqui, apresentamos algumas das competências mais importantes e que são necessárias para um marketing moderno:

CRM:
Se antes foi considerado importante apenas para as vendas, as capacidades do CRM Dynamics 365 for Sales são agora essenciais para o marketing. Ajuda a alinhar as vendas e o marketing, enquanto fornece maiores insights do cliente para campanhas de marketing mais direcionadas e eficazes.

Análise de dados:
O maior desafio dos dados de marketing já não é o de gerar mais dados, mas sim tomar decisões mais inteligentes com eles. Isto requer a habilidade dos profissionais de marketing na análise de dados para interpretarem os dados e transformá-los em insights que serão utilizados para melhores resultados de negócios.

Marketing nas redes sociais:
Atualmente, as redes sociais são um canal de marketing essencial para as empresas. Os profissionais de marketing devem saber, não só como envolver os seguidores das redes sociais, como também analisar o desempenho, para determinar quais as ações e os investimentos futuros do marketing nas redes sociais.

MarTech:
À medida que o mercado de tecnologia de marketing (MarTech) continua a crescer, também irá aumentar a necessidade de competências para gerir estas plataformas. Os profissionais de marketing devem dominar as tecnologias de marketing, não só como parte da adoção inicial, como devem manter a formação contínua para competências atualizadas.

Marketing de conteúdo:
O marketing de conteúdo está focado em educar e envolver, em vez de apenas vender. As marcas precisam, mais do que nunca, de profissionais de marketing que sejam adeptos do marketing de conteúdo, já que trabalham para se destacar da concorrência e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Estratégia de Marketing digital:
Em 2020, o marketing digital tornou-se muito importante, as pessoas alteraram drasticamente as suas rotinas após a pandemia de COVID-19. As empresas precisam de profissionais de marketing que estejam bem preparados para usar táticas de marketing digital e que elaborem uma estratégia inteligente e eficaz utilizando estas mesmas táticas.

Lead e Customer Nurturing:
Campanhas de nurture não são só para leads, também são uma ferramenta eficaz para o relacionamento com o cliente. Como os profissionais de marketing são desafiados a fazer mais com menos no ambiente atual de negócios, a capacidade de criar e executar estas campanhas será uma valiosa competência de marketing.

Personalização:
Atualmente, tanto o B2B como o B2C esperam experiências personalizadas. Os profissionais de marketing, que usam a tática da personalização, irão descobrir que é uma competência muito procurada.

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Fonte: ClickDimensions