"5 Grandes Novidades Power Platform"

5 Grandes Novidades Power Platform

Não teve oportunidade de assistir ao evento Microsoft Ignite? Não se preocupe, descubra rapidamente as cinco principais novidades relativas à Power Platform e ao Viva Sales, plataforma complementar ao CRM Dynamics 365 Sales.

O que é a Power Platform?

A Microsoft Power Platform consiste num conjunto de soluções de negócio, designadamente, Power BI, Power Apps, Power Pages, Power Automate e Power Virtual Agents, que se podem ligar facilmente ao Microsoft 365, Dynamics 365, Azure e centenas de outros aplicativos Microsoft.   

1. Power Automate – Inteligência artificial transforma palavras em workflows.

O Power Automate é uma ferramenta cloud-based pertencente ao universo da Microsoft, mais concretamente ao grupo da Power Platform, que lhe permite automatizar processos e/ou tarefas de forma rápida. É possível conectar o Power Automate com várias plataformas e tirar partido dessas fontes de dados.

No evento Microsoft Ignite, foi apresentada a mais recente funcionalidade do Power Automate. Consiste na possibilidade de criar workflows apenas com recurso à inteligência artificial, como se explica de seguida.

1.1. Passos para criar um workflow.

Em primeiro lugar, é necessário descrever numa frase qual o workflow desejado no separador assinalado abaixo (Figura 1, em “Describe your flow in everyday words”). Aqui, são apresentados alguns exemplos de descrições possíveis, como “enviar uma mensagem via teams sempre que é atribuída uma nova tarefa” ou “receber uma mensagem sempre que um colega novo é adicionado ao teams”.

De seguida, preenche-se alguns campos (assinalados na Figura 2) para estabelecer as ligações corretas às fontes de dados. Trata-se de um sistema “click and point”, ou seja, muito fácil de preencher, e sem necessitar de conhecimento em código.

Por fim, é criado automaticamente o workflow pronto a utilizar (como podemos verificar na Figura 3). Caso seja necessário, pode ser novamente editado.

Este é o primeiro passo de um longo percurso cheio de novidades no mundo da Power Platform aliado à inteligência artificial.

2. Power Apps – Informações Essenciais no Teams.

A Microsoft desenvolveu Power Apps, ferramentas low code e no code que permitem o rápido suporte de processos empresariais, sem que sejam necessários grandes investimentos.

Em setembro, na última Wave Release da Microsoft, foi apresentada uma nova funcionalidade que subiu ao palco do Microsoft Ignite para ser o centro das atenções.

Esta nova funcionalidade, permite enviar informação essencial (de um projeto, cliente, oportunidade, etc…) sob a forma de um cartão (conforme apresentado na Figura 4) através do chat Microsoft Teams. Para além disso, existe a possibilidade de redirecionar a informação diretamente para o gestor de projeto, ter acesso ao contrato associado ou a detalhes importantes.

3. Manage Enviroments – Nova aplicação.

O Microsoft Manage Enviroments é uma nova aplicação da Power Platform que ganhou destaque no evento do Microsoft Ignite. Esta aplicação, reúne um conjunto de recursos que permite aos administradores gerirem a Power Platform de uma forma mais controlada, com maior visibilidade e menor esforço.

Com a aplicação Managed Environments, é possível:

  1. Limitar a partilha de informação a determinados grupos de trabalho.
  2. Controlar as fases de criação de aplicações com o Solution checker (Figura 6).  
  3. Aceder a informação relativa à construção de soluções Power Platform direcionada a novos utilizadores (em Maker Welcome Content, conforme indicado na Figura 6).

Com o Managed Environments, é possível, aos administradores, terem uma noção das aplicações mais ou menos utilizadas pelos colaboradores (Figura 7).

4. Power Pages – Experiência Low code.

A Power Pages é uma plataforma low code que serve para criação de websites, tal como apresentado na Figura 8.

As duas grandes novidades apresentadas no Microsoft Ignite sobre Power pages foram:

  1. Apresentação de um modelo de licenciamento simplificado.
  2. Integração fácil com Power BI através do Edit Code (assinalado na Figura 9);

5. Viva Sales – inteligência de conversa.

O Microsoft Viva sales é uma aplicação que tem como objetivo melhorar a experiência do vendedor e aumentar a produtividade. Esta aplicação, permite recolher, automaticamente, informação do Office365 e Microsoft Teams diretamente para o CRM Dynamics 365 Sales. Desta maneira, não existe a necessidade de introduzir dados manualmente. Assim, a equipa de vendas torna-se mais produtiva e focada no que verdadeiramente interessa – as vendas.

No Microsoft Ignite, conhecemos a nova funcionalidade do Microsoft Viva sales que vai ajudar, e muito, as equipas de vendas (“SalesForce”). A partir de agora, é possível recolher informação diretamente da assinatura de e-mail do Outlook para o CRM Dynamics 365 Sales com um simples clique no botão “add to salesforce” (Figura 10 e 11). A ficha de cliente é criada automaticamente com os insights trocados com o cliente.

Podemos ajudar?

Explore todas as capacidades da Microsoft Power Platform com a ajuda da myPartner, parceiro Microsoft certificado. Partilhe connosco a sua realidade específica e confie no nosso know-how. Preencha o formulário e agende uma conversa e/ou demonstração.