A preview da wave 2 de 2024 já chegou! Deixamos abaixo algumas das novidades mais interessantes:
Múltiplos NIFs para o mesmo cliente
Para os clientes com armazéns em diferentes países, por exemplo, o BC permite agora configurar números de contribuinte e grupos de registo alternativos para diferentes países. Assim, quando é criado um endereço alternativo para o cliente e o Código do País/Região é diferente da configuração da ficha do cliente, o Business Central verifica se já existe um número de contribuinte diferente. Se o número não existir, notifica para que seja criado um novo.
Esta funcionalidade está disponível nos seguintes documentos de venda:
- Faturas de venda
- Encomendas de venda
- Notas de crédito de vendas
- Devoluções de vendas
Criação de séries com o Copilot
Já sabemos o quanto o Copilot nos permite reduzir o tempo nas tarefas rotineiras do dia-a-dia. Com a nova funcionalidade, o Copilot permite-nos configurar os números de série iniciais e tornar a sua manutenção rápida, por exemplo, ao atualizar a numeração anual ou mensal para os diferentes documentos.
Podemos inserir um prompt para criar séries numéricas ou modificar as existentes e aceitar/modificadar/recusar as sugestões do Copilot.
Criar informações de produto mais rapidamente com o Copilot
Com necessidade de expandir o portefólio de produtos? O copilot vem reduzir significativamente esse esforço e acelerar o tempo de criação de novos produtos. Utilizando produtos semelhantes, o Copilot pode sugerir novas variantes, unidades de medida, produtos substitutos ou dimensões.
Gestão de sustentabilidade
A concretização dos objetivos de sustentabilidade por parte das empresas melhora a sua reputação e eficiência operacional, conduzindo a poupança de custos. Os esforços de sustentabilidade criam uma vantagem competitiva no mercado a impulsionam o seu crescimento. Por isso, a Microsoft tem disponibilizado um conjunto de funcionalidades que permite às empresas fazerem a gestão e controlo da sustentabilidade.
- Atingir os objetivos de Sustentabilidade
Será possível especificar quais os objetivos de sustentabilidade a alcançar, parametrizando datas de início e fim, valores atuais e valores alvo, de forma a facilitar o controlo dos planos de sustentabilidade.
- Registar as emissões de gases com efeito de estufa utilizando faturas de compras
O registo dos gases com efeito de estufa através de faturas de compras permite às empresas controlar e reduzir eficazmente a sua pegada de carbono. Ao integrar dados ambientais com registos financeiros, as empresas podem identificar atividades com emissões elevadas, tomar decisões de sustentabilidade informadas e melhorar a sua responsabilidade empresarial.
Quando recebem informações sobre emissões nas faturas de fornecedores, é possível incluir imediatamente esses valores na fatura/nota de crédito de compra ou na encomenda de compra. Os utilizadores só têm de escolher a Conta de Sustentabilidade e introduzir os valores de emissão designados e monitorizados para cada conta.
Após o lançamento de um documento de compra, as informações sobre emissões tornam-se visíveis na Fatura de compra lançada ou na Nota de crédito de compra lançada, bem como nos Movimentos de Sustentabilidade com o tipo de lançamento adequado.
Estes movimentos poderão ser utilizados no Financial Reports, nomeadamente a Emissão de CO2, Emissão de CH4 e Emissão de N2O:
- Rastrear certificados de sustentabilidade para produtos e fornecedores
Se um fornecedor ou um produto tiver um certificado de sustentabilidade, é possível facilmente registar as informações sobre o fornecedor ou o produto para que as mesmas estejam prontamente disponíveis. Se pretendermos encontrar um fornecedor que tenha um determinado certificado de sustentabilidade, é possível utilizar esse dado como um filtro.
Assim, podem ser criados certificados de sustentabilidade com os seguintes detalhes:
- Nome
- Área
- Norma
- Emissor
- Valor
- Disponibilizar o cálculo da taxa de carbono interna
Uma taxa de carbono interna da empresa é uma taxa que uma empresa cobra a si própria por cada unidade de CO2 que emite. O objetivo da taxa é incentivar a organização a reduzir a sua pegada de carbono e a ser mais sustentável do ponto de vista ambiental. Ao atribuir um preço às emissões de carbono, a empresa é motivada a encontrar formas de reduzir as emissões e poupar dinheiro.
Os administradores podem ativar os cálculos da taxa de carbono (ou outras taxas de GEE) utilizando o campo Taxas de GEE na página Configuração de Sustentabilidade. Posteriormente, o Business Central calcula automaticamente as taxas ao lançar os diários de sustentabilidade, ou pode executar uma ação manual. As taxas são lançadas na página de Movimentos de Sustentabilidade.
- Role Center para gestores de Sustentabilidade
O centro de funções do gestor de sustentabilidade melhora a eficiência operacional, fornecendo um acesso rápido às principais métricas ambientais.
O acesso simplificado permite aos gestores monitorizar as iniciativas de sustentabilidade em tempo real, garantindo ajustes atempados para cumprir as normas regulamentares e os objetivos de sustentabilidade da empresa. Ao reduzir o tempo gasto na recuperação e análise de dados, esta funcionalidade permite que os gestores de sustentabilidade se concentrem na tomada de decisões.