Subscritores de baixo envolvimento: uma oportunidade ou armadilha?

​Este artigo explora a importância da entrega de email, portanto, é principalmente sobre as armadilhas dos subscritores de baixo envolvimento.

Subscritores de email marketing de baixo envolvimento são contatos que não são novos e foram incluídos nos envios por e-mail, mas não abrem, clicam ou se envolvem com os seus e-mails. O período em que uma empresa determina que um subscritor não está envolvido depende do tipo de negócio e da cadência de envio de e-mail. Uma empresa que tem um ciclo de venda curto e envia diariamente campanhas de email marketing pode decidir que, se um subscritor não abrir ou clicar num período de 60 dias, ele não será uma oportunidade. Outra empresa que tem um ciclo de venda longo e envia campanhas de email marketing mensalmente (uma imobiliária, por exemplo) pode decidir que um subscritor é desativado após um ano sem contato.

É válido o argumento de que qualquer subscritor pode cancelar a subscrição, quando não pretende receber o email mas vale a pena ponderar os efeitos menos óbvios sobre a manutenção de subscritores de baixo envolvimento em campanhas de email marketing. Existe uma maior probabilidade do seu email ser classificado como spam ou um risco para se tornar um endereço de spam reciclado. Finalmente, provedores de email determinam a reputação do remetente pelo envolvimento. Se incluir muito "peso morto" nas suas listas de marketing, pode afetar o posicionamento na caixa de entrada.

Para manter subscritores ativos nas suas listas de marketing pode optar por remover regularmente os assinantes de baixo envolvimento (usando o período de tempo mais adequado ao seu negócio). Com o CRM, Dynamics 365 pode criar listas de marketing com entregas válidas, localizando facilmente os contatos de baixo envolvimento. Pode escolher remover esses contatos ou iniciar uma campanha de marketing de ativação criando novos interesses para esses contatos.

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