Vantagens de usar SCRUM em projetos de CRM

​A implementação de um projeto pode-se apresentar como um bicho de sete cabeças e, muitas vezes, as metodologias a utilizar podem parecer complexas e intemporais.

Uma metodologia muito comum nos processos de implementação de soluções de software é o Agile, que incorpora um método de trabalho bastante eficiente conhecido como SCRUM.

Agile

Agile é uma metodologia baseada em interações onde os requerimentos e a solução estão em constante mudança através da colaboração das equipas de desenvolvimento e do cliente. As metodologias Agile requerem uma filosofia de liderança que incentiva o trabalho em equipa, auto-organização e responsabilidade. Esta permite a entrega rápida de software que alinha os desenvolvimentos com as necessidades do cliente.

SCRUM

SCRUM é a estrutura de processo Agile. Um processo de SCRUM é constituído por um sprint que consiste em finalizar um número de user stories num determinado período. Cada user story é, geralmente, definida pelo cliente e, por norma, contêm várias tarefas que se complementam, para assim perfazer um requisito do produto final.

Habitualmente os sprints têm uma duração curta (por norma 2/3 semanas) e no início de cada sprint são definidas todas as tarefas a terminar antes do final do mesmo. No início do sprint seguinte haverá uma relexão acerca das tarefas que foram desenvolvidas e serão determinadas novas tarefas tendo por base os requisitos concretizados no sprint anterior.

Vantagens de usar SCRUM em projetos CRM

Um dos primeiros pontos cruciais passa pelo envolvimento do cliente como parte da equipa de desenvolvilmento, na qual, não só se cria um elo mais forte com o cliente, como também existirá uma maior colaboração entre as partes, resultando numa maior envolvência com o produto final.

As diversas customizações técnicas do CRM são inseridas nos sprints e, caso estas não sejam concluídas até à data do seu término serão novamente incluídas nas tarefas do próximo sprint. Isto permite que a cada início do sprint seja efetuada uma redefinição das user stories que não foram iniciadas ou concluídas no sprint anterior, levando a uma solução mais bem preparada e concisa, reduzindo assim as adversidades que advém de um mau planeamento.

Uma outra vantagem está no facto de o planeamento do projeto ser mais organizado com a introdução dos sprints e dos respetivos user stories, o que agiliza e facilita a gestão de projeto.

Por último, o trabalho de equipa é um aspeto importante desta metodologia, onde todos os elementos da equipa têm de comunicar entre si para estar a par das diferentes user stories do projeto. Disto resulta um grande envolvimento e espírito de entreajuda entre a equipa durante o decorrer do projeto.