Como ultrapassar 2 problemas da cadeia de fornecimento facilmente?

​Manter o consumidor satisfeito tendo sempre o artigo desejável disponível (seja vestuário, sapatos ou um acessório de moda) sem ter um inventário em excesso é um clássico quebra-cabeças. Muitas vezes, não se consegue chegar a este equilíbrio devido a uma previsão imprecisa da procura, ou devido ao inesperado aumento ou queda da procura.

De qualquer forma, a procura é apenas um dos lados da equação. O outro lado são os desafios na cadeia de fornecimento que o força a ter excesso de stock, ou que o obriga a vender em prejuízo.

Ter artigos nas prateleiras também traz custos já que cativa capital que poderia ser usado noutra área do negócio. Se a quantidade for substancial, a estes custos acrescem também os custos de armazém.

Desenvolvemos dois dos problemas habitualmente associados à cadeia de fornecimento têxtil e vestuário que podem ser facilmente ultrapassados:

1 - Fornecedores pouco fiáveis
Negócios que parecem bons demais para ser verdade podem ser dispendiosos. Escolher um fornecedor com base apenas no preço pode originar atrasos nas entregas, com temporárias falhas no stock, e a consequente perda de clientes para a concorrência. Para ultrapassar este problema, é-se forçado a manter um stock extra de reserva, como garantia, até nova remessa.

Como ultrapassar este desafio?
Esta situação pode ser evitada escolhendo adequadamente os fornecedores. Escolher empresas com boa reputação e um histórico de serviço excelente. Uma pesquisa completa pode ser útil, antes de se comprometer com uma encomenda. Optar por fornecedores de reserva que se possa aceder caso os fornecedores habituais estejam em dificuldades também é aconselhável.

2 -Fornecedores com longos prazos de entrega
Prazos de entrega longos exigem que você compre e, portanto, invista capital, muito antes de precisar das peças. A previsão da procura na moda e indústria têxtil pode ser algo difusa quando se planeia para um futuro longínquo. Compensar estas grandes incertezas significa ter um maior stock de segurança para poder assegurar que não esgota o stock. Para itens comercializados durante todo o ano necessita de um maior inventário para conseguir garantir os seus prazos de entrega. Por esta razão, tem de encomendar e comprometer-se financeiramente bastante antes do seu stock ser baixo.

Como ultrapassar este desafio?
Para ultrapassar constrangimentos com fornecedores com elevados prazos de entrega pode considerar as seguintes opções:

- Utilizar fornecedores locais
Sempre que possível, opte por fornecedores locais de modo a reduzir o tempo de envio (e custos). Envios de distâncias mais curtas também reduzem os riscos de atrasos devidos a condições climatéricas.
- Dividir a encomenda
Se um fornecedor impõe um elevado prazo de entrega para a encomenda, pergunte se dividindo a encomenda em duas ajuda. É possível que não tenham em stock todo o material necessário para o envio da mesma. Se for esse o caso, eles poderão, no imediato, enviar o que já tiverem na sua posse numa primeira encomenda e, posteriormente enviar os restantes produtos.
- Mudar o modo de envio
Talvez poderá acelerar a entrega solicitando um método de envio rápido, mas mais caro. Isto é viável se o facto de encurtar o tempo de envio compensar financeiramente o aumento dos custos.
- Partilhar a sua previsão de necessidade
Outra forma de reduzir os prazos de entrega será partilhar as suas previsões de necessidade, dos produtos, com os fornecedores com quem tem uma boa relação. Isto irá simplificar a sua própria previsão quanto às encomendas, o que significa que estarão preparados para receber uma encomenda sua.

A myPartner é especializada em soluções Dynamics NAV Fashion que responde às necessidades das empresas de moda, qualquer que seja o seu papel na cadeia de fornecimentos. Contacte-nos para conhecer em detalhe o ERP que responde às suas necessidades.